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Brasileiros pretendem comprar pelo digital na Black Friday

Moda e itens de tecnologia lideram as intenções de compra, com forte tendência de antecipação ao Natal

Oito em cada 10 consumidores pretendem comprar on-line na Black Friday de 2022, segundo pesquisa realizada pelo Mercado Livre junto com Mercado Pago e o Mercado Ads para mapear o cenário da data e Copa do Mundo, bem como o comportamento e intenção de compra no período. Moda e tecnologia deverão ser as categorias mais buscadas durante a data, seguidas por eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal, sendo que 68% dos pesquisados esperam antecipar as compras de Natal. 

“Teremos em 2022 uma Black Friday completamente diferente de todas, com um mundial de futebol acontecendo junto a essa que é uma das datas mais importantes do varejo. Segundo dados de Mercado Ads, 80% dos nossos usuários pretendem comprar on-line na data. Neste cenário, estamos falando agora de um consumidor mais exigente, porque ele já teve experiência da última Black Friday”, explicou Fabiana Manfredi, diretora sênior de Mercado Ads.

Principais insights

De acordo com o estudo sobre intenções de compra para a Black Friday 2022 realizado por Mercado Ads, moda e tecnologia tendem a ser as categorias mais buscadas durante a data, com 48% e 44% das intenções, respectivamente. Enquanto as de eletrodomésticos, beleza e cuidado pessoal aparecem logo atrás, com 30% de intenções cada. 

“Ao longo de todo ano de 2022 somamos investimentos em nossa categoria de moda, incluindo curadoria especializada, aumentando o sortimento e recebendo players de extrema relevância como, recentemente, a Amaro. Ver que as pesquisas de intenção para a Black Friday apontam para a mesma direção que nosso negócio nos mostra que, de fato, entramos na vida dos brasileiro definitivamente”, comentou Julia Rueff, diretora de marketplace do Mercado Livre.

O levantamento das intenções de compra para a Black Friday 2022 mostra ainda que as categorias mais buscadas por faixa etária são moda,18 a 29 anos; tecnologia, 30 a 44 anos; eletrodomésticos, 30 a 65 anos; beleza e cuidado pessoal, 18 a 29 anos

Cartão de crédito e Pix

Quando o assunto é pagamentos, o cartão de crédito é o  líder para a data, com salto de 49% em 2021 para 68% em 2022. A possibilidade de parcelamento é o que justifica esse resultado, já que mais de 85% dos brasileiros pretendem parcelar suas compras, e de preferência, para 42% dos entrevistados, em até seis vezes. 

Mas o Pix vem ganhando relevância, com um crescimento da intenção de uso em 7 p.p. em relação ao ano passado, de 12% para 19%. Nesse contexto de tíquete-médio mais alto e preferência por parcelamento, o Pix parcelado começa a ser considerado pelos brasileiros para as compras nesta Black Friday, assim como outras formas de BNPL, como a possibilidade de parcelamento via Mercado Crédito. 

É o que mostra outra pesquisa realizada com mais de 10,5 mil usuários do Mercado Pago e do marketplace em todo o País, também traz a intenção de compra de pagamento para a Black Friday 2022, e mostra que o brasileiro está preocupado em se planejar financeiramente para a data.

“O Pix trouxe quase 700 mil usuários para o Mercado Livre e o Mercado Pago apenas no segundo trimestre, e segue tendo um papel importante também para esta Black Friday sob ponto de vista de experiência e eficiência de consumidores e vendedores. O cartão de crédito continua sendo o meio de pagamento preferido e considerado uma importante ferramenta para o planejamento do consumidor que pretende comprar itens de tíquete-médio maior, mas sem perder as parcelas de vista”, avaliou Daniel Davanço, diretor sênior de pagamentos do Mercado Pago. 

A pesquisa conduzida pelo Mercado Pago também revela que a credibilidade na data avançou e 71% dos respondentes esperam encontrar mais descontos do que em relação ao ano anterior. De olho em aproveitar as promoções, 68% dos entrevistados já se programaram para antecipar as compras para o Natal. 

Data antecipada

Com expectativa de crescer mais de 20% em vendas, comparado a Black Friday 2021,  a antecipação será a tônica da vez para o Mercado Livre. No início de outubro, a empresa realizou um evento on-line para mais de 10 mil vendedores, com conteúdos preparatórios para que os parceiros possam aproveitar a data promocional para impulsionar seus negócios. Além disso, anunciou a implantação do primeiro sortation center da América Latina, localizado em Cajamar (SP), e que vai consolidar mais de 450 mil pacotes,  já de olho na demanda da temporada de compras de fim de ano.

“Nosso trabalho contínuo mostra a força com que chegamos a esta Black Friday. Em 2022, já tivemos meses com marco de vendas que foram superiores ao da Black Friday 2021. Portanto, o nosso esforço para ampliar o sortimento, somado ao investimentos em logística e soluções, como a expansão de nossa frota aérea com o acordo de longo prazo com a GOL para democratizar o comércio para todas as regiões do país, reforçam que estamos sempre nos antecipando para oferecer o melhor para nossos consumidores em qualquer data”, comentou Julia.

Sobre os estudos 

A pesquisa realizada pelo Mercado Ads foi feita em parceria com o Instituto Ipsos, mesclando dados coletados em julho de 2022 e dados internos do Mercado Livre, de 22 a 28 de novembro de 2021.

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