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Brasileiros são os que mais fazem refeições principais e gastam mais tempo preparando

Levantamento da Kantar traz hábitos de refeições de países da Europa e América Latina

Os latinos são os que fazem mais refeições principais, com destaque para os brasileiros, que passam mais tempo preparando sua comida e têm menos ocasiões de lanches. A constatação faz parte do estudo “Appetite for Growth 2024”, realizado pela Kantar, sobre os hábitos de refeições na América Latina e na Europa, revelando particularidades de cada região, que podem ajudar a indústria de alimentos a enxergar potenciais de crescimento em cada uma delas.

O relatório analisou mais de 3 milhões de ocasiões de consumo do Painel de Uso da Kantar durante o ano de 2023, em nove países: México, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Portugal, Espanha, Colômbia e Brasil. E revelou que variedade é fundamental na Europa e os momentos de lanche vêm crescendo e disputando espaço com as refeições naquela região, enquanto as refeições feitas em casa, compartilhando momentos de preparo, se destacam entre o público latino.

Entre as populações analisadas, os brasileiros foram apontados como os que passam mais tempo cozinhando, especialmente arroz e feijão, sopas e pão de ló, com maior frequência aos finais de semana, com a família, movidos pelo hábito e prazer. O Brasil é ainda o país que mais apresenta ocasiões de refeições principais, com 53% das refeições nesses parâmetros, e o que menos tem momentos de snacks entre os nove avaliados, apenas 16%. Reino Unido e Alemanha são os que mais aderem a esses momentos de petiscos, com 28% e 25% de suas ocasiões totais de alimentação, respectivamente.

Tendências ao redor do mundo

O estudo aponta importantes tendências de consumo ao redor do mundo, com  destaque para a flexibilidade, simplicidade e prazeres saudáveis. Algumas das descobertas do levantamento apontam que o local onde interagimos com categorias dentro de casa está mudando, portanto é importante que as marcas estejam nos lares. A versatilidade nos momentos e uso de consumo em casa será a chave para o crescimento das categorias de alimentos e bebidas. As tradições das ocasiões principais continuam a evoluir no longo prazo: conveniência e simplicidade  estão em mais ocasiões de consumo e os momentos de café da manhã estão mais saudáveis e saborosos.

Apesar das ocasiões de consumo ao longo do dia voltarem aos níveis pré-pandemia, grandes mudanças vêm acontecendo na Europa, como o  crescimento da simplicidade e sabor no café da manhã; adição de um complemento saudável ao café da manhã, como uma fruta; o retorno das entradas e  sobremesas nas refeições principais, após 5 anos de queda; refeições principais com prato único e mais prático (com menos tempo de preparo); a volta dos doces aos lanches da tarde com momentos de mais prazer e aumento da ocasião de lanches antes de deitar, após 5 anos de queda desse hábito.

O levantamento mostra ainda tendências de consumo por gerações. Na Alemanha, por exemplo, a geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) registra pico no nível de conveniência de refeições, com grande porcentagem de consumo de refeições prontas no almoço e jantar: 26% do share.

“É crucial que as marcas estejam sempre antenadas aos novos comportamentos de consumo de curto prazo que surgem ao longo dos anos. É possível ver importantes movimentos como o retorno do chá da tarde no Reino Unido, e a ascensão do Stop & Go na Espanha, por exemplo. Marcas que inovam e encontram novas ocasiões de consumo crescem duas vezes mais rápido do que seus concorrentes.”, comentou Mariana Varollo, gerente dos paineis de uso da Kantar Worldpanel.

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