Busca por cartão de crédito para negativados aumenta 1.300%

Levantamento da plataforma Melhor Câmbio analisou mais de 32 milhões de consultas no Google

O termo “cartão de crédito para negativado aprovado na hora” apresentou um crescimento de 1.300%, conforme resultado em análise de 32,7 milhões de consultas no Google entre os meses de junho de 2021 e maio de 2022. O dado faz parte do estudo “Tendências de busca para Cartão de crédito”, realizado pela plataforma Melhor Câmbio em parceria com a Agência Conversion. A análise, que avaliou as principais dúvidas relacionadas à oferta de cartão de crédito no país, detectou, também, que a pergunta “qual cartão de cartão de crédito que não consulta spc e serasa?” registrou aumento de 1.350% no mesmo período.

De acordo com Alexandre Monteiro, CMO do Melhor Câmbio, o crescimento do interesse por crédito para pessoas com inadimplência está diretamente relacionado ao alto índice de endividamento das famílias brasileiras. Em Julho, o percentual de famílias endividadas bateu o recorde de 78%, de acordo com dados da  Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Pode parecer controverso, mas ainda que o cartão de crédito por vezes seja um grande vilão das dívidas, é por meio dele que muitas pessoas conseguem reorganizar a vida financeira. E isso vale até mesmo para quem está endividado, ou seja, com o nome negativado”.

Principais dúvidas 

Junto das buscas por cartão de crédito para negativado, as pessoas também têm deixado algumas dúvidas relacionadas ao uso desse recurso nos últimos 12 meses. Além de “qual cartão de crédito que não consulta spc ou serasa” (1350%), os termos mais buscados foram: “fazer pix com cartão de crédito” (550%), “cartão de crédito com limite na hora” (550%) e “como ganhar milhas com cartão de crédito” (450%).

Um ponto de atenção é que boa parte das buscas por cartão de crédito para negativados estão relacionadas a um imediatismo de liberação do crédito. Ou seja: instituições financeiras e empresas que oferecem um limite imediato acabam disparando à frente nas intenções de aquisição. Dentre os principais players do mercado para cartões de crédito, o Itaú lidera com participação de 23,8% nas buscas. Em geral, os bancos tradicionais (Itaú, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica) concentram 54,7% das intenções, ao passo que os bancos digitais (Nubank, Inter, PicPay e C6) somam 27,7% de participação. A Visa também lidera as pesquisas como bandeira de cartão mais procurada, seguida pela bandeira Elo, que apresentou um crescimento de 16% no último ano.

Cartão black 

Outro fator que chama atenção no estudo é que o público brasileiro procura cada vez mais por cartões de crédito que oferecem benefícios ao consumidor. A busca por “milhas”, por exemplo, apresentou um crescimento de 196% em comparação ao mesmo período estudado em 2021. O mesmo ocorreu com o cashback, que apresentou aumento de 26% de um ano para o outro. 

Na procura desses benefícios, os cartões black também entraram nas pesquisas dos consumidores brasileiros como veículos de grandes oportunidades. Em maio deste ano, essa modalidade apresentou uma alta de 82,6% nas buscas — de acordo com o estudo, essa tendência o consolidou como o tipo de cartão mais buscado no Google.

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