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Carajás Home Center investe em autoatendimento com foco na experiência do cliente

Varejista reduz filas e registra um milhão de transações diárias com sistema de self-checkout e ponto de venda móvel

A Carajás Home Center anunciou os resultados positivos após a adoção de recursos digitais para ampliar a qualidade da experiência do cliente em suas lojas. Trata-se do Totem de Autoatendimento Carajás e do Ponto de Vendas Móvel, duas iniciativas que visam garantir eficiência no atendimento e agilidade, além de maior autonomia na jornada de compra do consumidor. Desenvolvidos pelo núcleo Carajás Labs, as soluções têm o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila dos caixas tradicionais, além de facilidade para localizar promoções e produtos e fazer pagamentos.

“Com um ano de operação, reduzimos em 20% as filas em nossas unidades. Além disso, registramos um milhão de transações ao dia por meio dos sistemas da Carajás, o que demonstra a eficiência da tecnologia nas nossas lojas físicas e a satisfação de nossos clientes A iniciativa já conta com a tecnologia em todas as nossas unidades é fruto de uma parceria com a empresa de automação Laurenti. Com o totem de autoatendimento o cliente faz a leitura do código de barras e efetua o pagamento. Na sequência, o produto é embalado e a compra é finalizada em poucos minutos. O Totem Carajás também se destaca por sua usabilidade, que conta com layout intuitivo, uma tela de 32 polegadas e um conjunto de funcionalidades, que facilitam o autoatendimento, detalhou Roberto Alfredo, diretor de operações da Carajás Home Center.

Integração de funcionalidades 

Segundo Francisco Cardoso Nunes, gerente de inovações digitais da Carajás, o sistema é integrado e conta com funcionalidades específicas. “A integração foi pensada para otimizar ainda mais o processo de compra de itens unitários, ao mesmo tempo em que atende grandes orçamentos de obras e reformas, garantindo o comissionamento do vendedor, que é fundamental aos negócios da Carajás, em todas as vendas. Nossos vendedores podem montar o orçamento do cliente, que pode finalizar a compra pelo self-checkout com o QR Code gerado. Desse modo, nosso sistema assegura que todos os orçamentos gerem o comissionamento ao vendedor”. Com 11 lojas e dois CDis, a Carajás está presente nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.

De acordo com o executivo, “a solução oferece funcionalidades personalizadas, adesão de promoções e até venda de produtos com um tablet na mão. Essa ferramenta proporciona atendimento ágil junto ao vendedor, que auxilia o cliente para que compras sejam feitas de forma mais rápida, de onde estiver na loja. O sistema é operado em parceria com a Cielo Digi e conta com uma plataforma de venda integrada, desenvolvida pelo time da Carajás Labs. Segundo Nunes, a solução para as lojas permite que os colaboradores realizem um trabalho mais eficiente e produtivo. “O PDV Móvel possibilita ao vendedor fornecer descontos atrativos, visualizar produtos em estoques, emitir notas, entre outros serviços, a partir de um clique. E o pagamento pode ser feito pelo cliente ali mesmo, na hora, sem burocracia ou filas, tornando a experiência do cliente mais prática”.

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