Estudo revela que os consumidores mostram-se mais dispostos a desistir da academia, TV ou mesmo do sexo do que de seus smartphones
Lembrando os cinquenta anos após a primeira chamada de telefone celular, feita em 3 de abril de 1973, a Sinch realizou uma nova pesquisa na área de telefonia móvel, com base em dados captados em plataformas de serviço ao consumidor na nuvem. O levantamento revela que os telefones celulares são considerados indispensáveis, já que 72% dos participantes afirmaram sequer poderem imaginar mais de um fim de semana longe do aparelho. Enquanto aproximadamente um quarto (23%) acreditam que conseguiram suportar por uma hora, no máximo.
“O estudo aponta que esses dispositivos móveis continuarão sendo o meio ideal para se comunicar com amigos, familiares e empresas nos próximos 50 anos ou mais. A primeira ligação de Marty Cooper, considerado o ‘pai’ do telefone celular, de uma calçada na 6ª Avenida em Nova York, provocou uma nova era de mobilidade e escolha. Os consumidores, mostram-se mais dispostos a desistir da academia (41%), TV (25% dos millennials) ou mesmo do sexo (22% dos entrevistados da geração Z) do que de seus telefones celulares”, comentou Robert Gerstmann, evangelista-chefe e co-fundador da Sinch.
Quando questionadas sobre possíveis novidades, em 2073, que poderiam complementar as tecnologias de texto, bate-papo, e-mail e voz, 38% das pessoas preveem que a maioria das comunicações ocorrerá no metaverso ou nos mundos virtuais; 28% esperam que os implantes móveis que se conectam à internet compartilhem pensamentos; 25% usarão realidade aumentada; e, por fim, 34% sentem que continuaremos também a usar mensagens de texto.
Detalhes das preferências
De acordo com os detalhes apontados na pesquisa, os consumidores preferem se comunicar com as empresas da mesma forma que fazem com seus amigos, por meio de conversas fluidas em vários canais. As mensagens de texto foram classificadas pelos entrevistados como sua maneira favorita de conversar com uma empresa, seguidas de perto por chamadas de voz e e-mail. No entanto, 36% dizem que as mensagens de texto de negócios são muito impessoais, e 1 em cada 4 fica frustrado quando não pode responder a uma mensagem de texto de negócios.
Quando perguntados sobre o que preferiram desistir em vez do telefone celular, 41% dos entrevistados escolheram a academia, enquanto 25% dos millennials escolheram TV ou rádio, e 22% por cento da Geração Z disseram que desistiriam do sexo. A maioria dos consumidores não pode passar mais do que um fim de semana sem o celular, e muitos não conseguem se privar por um tempo ainda menor. Quando perguntados quanto tempo achavam que poderiam aguentar sem o celular, 72% disseram que não poderiam suportar mais do que um fim de semana; 56% disseram que não podiam ir além de 24 horas; 42% indicaram 4 horas ou menos; e 8% apontaram 15 minutos ou menos.
Experiências personalizadas
“A tecnologia Sinch alimenta centenas de bilhões de conversas globais entre clientes e empresas: sua Super Network possibilita 300 bilhões de minutos de chamadas de voz anualmente e entrega mais de 200 bilhões de mensagens de texto e 400 bilhões de e-mails a cada ano. O mundo da comunicação móvel, hoje, é muito diferente do que era em 1973. As pessoas contam com uma facilidade de comunicação entre si e com as empresas, em todos os canais móveis e digitais. Além disso, esperam ter experiências personalizadas com as marcas que consomem e com elas interagirem, nos canais favoritos de sua escolha, em todas as etapas da jornada de compra”, concluiu Robert.Os resultados vêm de uma pesquisa on-line realizada pela ResearchScape, de 24 a 26 de março de 2023. O levantamento foi concluído por 1.076 entrevistados.