É fundamental adotar postura inteligente e estratégica para aproveitar as oportunidades únicas dessa data especial
Autor: Renato Martins
Uma das datas mais queridas dos consumidores está próxima: a Black Friday. De acordo com o Google, já quando faltavam dois meses para a edição deste ano, as buscas pelo termo cresceram 24% em comparação com o mesmo período do ano passado, o que significa uma oportunidade para a indústria vender mais e fidelizar novos clientes.
Assim, neste cenário, os negócios que querem aproveitar o período devem traçar, o quanto antes, estratégias assertivas. Separei, abaixo, algumas estratégias para que as empresas atinjam mais consumidores na Black Friday 2023.
Live marketing
Investir em experiências dos clientes que gerem mais interação é uma tendência do mercado e, por isso, o live marketing se tornou um recurso importante para diferentes tipos de negócios, já que envolve ações que têm o objetivo de trazer o público para mais perto das marcas por meio de estratégias sensoriais que colocam os clientes na posição central. Seja por meio de programas de relacionamento, eventos ou outras ações criativas, é essencial que companhias estejam mais próximas das pessoas, chamando a atenção e gerando conexão. Os resultados são mais empatia e experiências agradáveis, resultando em vendas mais expressivas, inclusive em datas como a Black Friday.
Field marketing
O field marketing também é uma estratégia efetiva para atrair clientes, principalmente quando são usadas ferramentas analíticas. Quanto mais dados os negócios tiverem em mãos, melhor. Com dashboards personalizados e relatórios de atividades, é possível tomar decisões assertivas com base em indicadores, levando ao público exatamente aquilo que vai chamar a atenção e o que ele necessita. Assim, os pontos de vendas com demonstrações, eventos promocionais e demais ações focadas no “olho no olho” podem ter um maior sucesso.
Canais de distribuição
É essencial que as indústrias estabeleçam parcerias estratégicas com canais de distribuição adequados para promover seus produtos na data. Nesse contexto, destacam-se os canais tradicionais de varejo, o atacarejo e os sistemas de cash&carry, modalidade no qual o próprio cliente escolhe o que deseja, realiza o pagamento e leva seus produtos. Além disso, é muito importante que as marcas identifiquem o canal de distribuição mais apropriado para seus produtos, integrando de forma sinérgica as estratégias de Trade Marketing e Marketing. Essa abordagem garante maior visibilidade e alcance junto a potenciais consumidores.
Redes sociais
Facebook, Instagram e TikTok são algumas das redes sociais que mais se destacam na atualidade e, quando utilizadas de maneira estratégica, podem contribuir para que produtos e serviços cheguem até os consumidores de forma agradável. Dados da plataforma OnlyAccounts mostram que é esperado que o Instagram atinja 1.33 bilhões de usuários ainda neste ano. Além disso, do 18º lugar no ranking de marcas mais valiosas do mundo da consultoria Brand Finance, o TikTok subiu para a 10ª posição neste ano.
Em datas como a Black Friday, em que as pessoas tendem a estar mais atentas em promoções e novidades do mercado, os negócios devem usar as redes sociais para destacarem produtos e serviços. É importante ressaltar que antes de postar conteúdos nos canais, é necessário estudar bem cada rede, para entender os formatos usados e, principalmente, com qual público conversam mais. Todas as marcas precisam usar as mídias sociais de forma inteligente, criando estratégias baseadas em estudos e análises.
Influenciadores
Fazer parcerias com Digital Influencers que promovam marcas é uma estratégia que tem trazido resultados expressivos para diversas companhias. É comum encontrar pessoas que gostam de ouvir a opinião de indivíduos influentes em alguma área, inclusive durante datas como a Black Friday. Por isso, quando negócios se associam com algum influenciador, este pode gerar mais vendas para uma empresa. Atualmente é possível encontrar vários cases de sucesso de negócios que escolheram os influenciadores mais adequados aos objetivos que tinham e que dessa forma, alcançaram um grande sucesso em alguma ação.
Conteúdos interligados
Geralmente, os negócios utilizam diferentes canais de comunicação com o público, além das redes sociais, e neste cenário é preciso que as empresas criem conteúdos que tenham ligação entre si. Apesar de cada canal ter um formato, é importante criar uma comunicação 360 graus em que informações estejam alinhadas, o que influencia na lembrança e na possibilidade de um produto ou serviço atingir uma mesma pessoa em locais diferentes, reforçando as principais mensagens-chave.
Em um contexto de alta concorrência e diversas informações sendo divulgadas a todo momento, as empresas que seguirem estas dicas para a Black Friday 2023 terão uma chance maior de se destacarem no mercado, aproveitando oportunidades vindas junto com a data.
Renato Martins é vice-presidente e diretor comercial da Supera Holdings.