Viktoria Ruubel, diretora de produtos da Pipedrive

Como a IA deve impactar o relacionamento com o cliente e as vendas

Com a IA aumentando os recursos que o CRM pode oferecer, as PMEs terão acesso à análise preditiva e à hiperpersonalização, sem estourar seus orçamentos

Autora: Viktoria Ruubel

Os avanços da Inteligência Artificial no CRM estão prontos para transformar a forma como as empresas gerenciam o relacionamento com os clientes, simplificam as operações e impulsionam o crescimento. O surgimento dos agentes de IA e a hiperpersonalização, por exemplo, destacam o potencial dos CRMs com IA para se tornarem ferramentas de negócios indispensáveis, incluindo para PMEs. Afinal, como mostrou o último relatório “State of Sales and Marketing” da Pipedrive, as pequenas empresas estão liderando a revolução da IA. Para 2025, destaco sete grandes tendências da Inteligência Artificial no CRM:

1. Agentes de IA se tornam “norma” no CRM 

Os agentes de IA, capazes de ações autônomas, redefinirão a funcionalidade do CRM. Eles vão evoluir de meros ajudantes de tarefas específicas para colegas de equipe digitais proativos, gerenciando de forma independente fluxos de trabalho como geração de leads, envolvimento do cliente e fechamento de negócios. Com isso, é esperado que as PMEs alcancem uma eficiência sem precedentes. O principal benefício dessa mudança é reduzir os custos operacionais e melhorar os resultados de vendas automatizando até 90% das tarefas manuais de CRM.

2. Hiperpersonalização em escala

A IA vai permitir que o CRM proporcione experiências hiperpersonalizadas, analisando vastos conjuntos de dados e adaptando cada interação às preferências e aos comportamentos individuais do cliente. Os agentes de IA irão contribuir muito para isto, aprendendo proativamente com cada usuário e ajustando suas ações com base em preferências e comportamentos. Com isso, as empresas deverão ter maior satisfação e fidelidade dos clientes por meio de comunicações personalizadas, recomendações de produtos e estratégias de engajamento, o que é um grande diferencial competitivo e que aumentará a taxa de conversão.

3. Personalização regional e localizada da IA

Os sistemas de IA se adaptarão às preferências regionais e mercados específicos, melhorando a usabilidade e a relevância. Teremos formatos de relatórios, idiomas e nuances culturais localizados, o que vai permitir que as empresas criem conexões mais fortes com os clientes locais, adaptando estratégias e linguagens.

4. Atendimento ao cliente aprimorado pela IA

As ferramentas de atendimento ao cliente orientadas por IA, incluindo chatbots e Processamento de Linguagem Natural (NLP na sigla em inglês), vão melhorar a resolução de consultas e o tempo de resposta, dando suporte mais rápido e eficiente, aumentando assim a satisfação e a retenção do cliente. As PMEs poderão lidar com volumes maiores de clientes com menos recursos, garantindo a escalabilidade.

5. Análise preditiva dominando as estratégias de vendas

A análise preditiva orientada por IA transformará a forma como as empresas abordam a retenção de clientes. Elas contarão com a IA para prever a rotatividade de clientes, as tendências de vendas e a intenção de compra com precisão inigualável. Assim, as decisões tomadas poderão ser mais fundamentadas, e será possível reter proativamente clientes em risco e otimizar os pipelines de vendas. Com isso, as empresas passarão de estratégias reativas para proativas, maximizando as oportunidades de receita.

6. CRM móvel e baseado em nuvem se torna o padrão

As soluções móveis e em nuvem vão dominar o mercado de CRM, oferecendo flexibilidade e acesso em tempo real aos dados em todos os dispositivos. Essa estrutura vai facilitar o trabalho das equipes, que poderão acessar de forma segura o CRM em ambientes remotos e híbridos; a mobilidade e a escalabilidade da nuvem vão impulsionar a adoção generalizada de ferramentas de CRM.

7. A IA multimodal revoluciona a interação com o usuário

A integração de recursos de IA multimodal – abrangendo processamento de texto, voz e imagem – redefinirá as experiências do usuário de CRM. Os representantes de vendas vão poder interagir com os sistemas de CRM usando comandos de linguagem natural, pesquisas visuais e interfaces de voz, criando uma experiência de usuário completa. As PMEs ganharão ferramentas intuitivas e acessíveis, garantindo a adoção da tecnologia mesmo entre usuários não técnicos.

À medida que a IA se tornar mais acessível, as PMEs irão adotar plataformas de CRM que ofereçam recursos de nível empresarial a preços acessíveis. Com a Inteligência Artificial aumentando os recursos que o CRM pode oferecer, as PMEs terão acesso à análise preditiva e à hiperpersonalização, sem estourar seus orçamentos. A IA, cada vez mais, está nivelando os negócios, sendo de pequenas ou grandes empresas.

Viktoria Ruubel é diretora de produtos da Pipedrive.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima