Dicas que ajudam a se proteger contra eventuais riscos de prejuízos no ambiente digital
Autor: Alessandro Cogliatti
Você já recebeu um link por e-mail ou WhatsApp e acabou caindo numa situação complicada? Seja uma brincadeira entre amigos ou até um caso mais sério, devemos nos atentar sempre ao que acessamos e o quanto isso pode comprometer nosso bem-estar.
E não falamos apenas sobre mensagens recebidas, mas também de quando realizamos pesquisas no Google sobre qualquer assunto, desde notícias, entretenimento ou até para regularizar nossas contas, como por exemplo, a do nosso Plano de Saúde.
Mas por que falo sobre isso? Percebemos que a internet tem suas falhas e uma delas é a facilidade que pessoas mal-intencionadas têm de gerar websites completos, semelhantes aos originais e, com eles, falsos documentos bancários para pagamentos. É cada vez maior o número de pessoas que desejavam gerar uma 2ª via de boleto e acabaram entrando em um site enganoso, geralmente pela indicação de um anúncio ou por um link que ocupava o lugar do site verdadeiro nas pesquisas. Esses incidentes fazem com que o número de casos de fraudes em boletos dispare, lesando tanto a empresa, que não recebeu, quanto o cliente, que pagou e teve seu dinheiro desviado.
Os fraudadores não utilizam apenas sites falsos para conseguir induzir o cliente ao erro. Também se beneficiam de outros meios eletrônicos, como WhatsApp, Notificações PUSH em APPs clonados, SMS, e-mails fakes ou até mesmo correspondências falsas. De acordo com dados da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), durante a pandemia, esse tipo de golpe cresceu 45% no país. E o perigo se torna ainda maior porque os fraudadores estão cada vez mais detalhistas e aprimorando essas armadilhas.
Pensando em ajudar a conscientizar sobre essas situações, vamos compartilhar algumas dicas que te ajudarão a se proteger contra possíveis golpes que acontecem no ambiente digital e podem ser importantes aliados. Aqui falamos sobre os Planos de Saúde, mas essas dicas cabem para todas as empresas:
1 – Importante verificar o domínio/link do site em que você está entrando.
Não há como duplicar um domínio de um site ou propor um novo site que contenha o nome da seguradora/empresa em sua estrutura. Sempre cheque duas vezes a maneira com a qual o nome da empresa está disposto e desconfie se o link para geração da 2º via for um anúncio.
2 – Apenas compartilhe/confirme seus dados nos canais oficiais da companhia.
Os fraudadores muitas vezes utilizam os dados informados durante um contato, como o valor do boleto, a título de confirmação de sua identidade. Antes de compartilhar alguma informação, certifique se você está falando com um canal oficial da seguradora.
3 – Fique atento aos dados presentes no boleto de pagamento.
Comprovar a veracidade de um boleto pode ser muito mais fácil do que você imagina! Alguns boletos apresentam erros que em uma primeira leitura tendem a passar despercebidos. Verifique se há falhas ortográficas e confira sempre a razão social e o CNPJ do beneficiário para o qual está realizando o pagamento. Por fim, redobre a atenção na tela de confirmação: nela, deve constar o nome da empresa como favorecido.
4 – Impossibilidade de leitura do código de barras? Característica suspeita.
Boletos adulterados, algumas vezes, possuem leitura incompatível com a câmera do celular, obrigando o destinatário a digitar manualmente a sua numeração. Recomendável tentar lê-lo ao invés de digitar e sempre redobrar a atenção quando encontrar essa dificuldade.
5 – Recebeu o boleto por e-mail?
Certifique-se que o remetente do e-mail pertence de fato à empresa, muitas vezes depois do @ vem o nome. Aqui, por exemplo, o endereço é [email protected] – Percebe? O nome aparece duas vezes, inclusive. Algumas empresas solicitam a validação de dados do titular do contrato, como é o nosso caso, mas tudo depende da companhia. Com essa validação, você garante mais uma maneira de assegurar a identidade e aprimorar sua segurança!
6 – Atenção às comunicações por WhatsApp!
Por último, mas não menos importante: A SulAmérica não envia nenhum tipo de documento ou anexo pelo canal de conversas. Fique atento a essa prática.
Caso você perceba algum tipo de irregularidade na identidade online ou na produção de um boleto bancário, denuncie à empresa pelos canais oficiais. Assim, é possível coibir que novas pessoas também passem por essa desagradável situação.
Alessandro Cogliatti é diretor de experiência do cliente da SulAmérica.