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Compra de veículos pela internet

A Capgemini, empresa provedora de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, concluiu o seu 13o estudo automotivo anual e global, o Cars Online 11/12. O relatório revela o interesse dos consumidores pela compra de veículos por meio da internet e aponta novas tendências da indústria global automotiva, como o uso do carro como serviço e o desenvolvimento de inovações tecnológicas, como aplicativos para smartphones.
O estudo, que foi realizado com oito mil consumidores no Brasil, China, França, Alemanha, Índia, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, traz uma análise do comportamento dos compradores de automóveis ao redor do mundo. O resultado inclui temas como padrões de compra, uso da mídia social, compras online, veículos verdes, interação com o consumidor, pós-venda e manutenção.
Os dados apurados revelam que, mundialmente, cresce a preferência por carros menores. Nos Estados Unidos, por exemplo, 59% dos entrevistados disseram que comprariam um carro pequeno. Nesse aspecto, Brasil (67%) e Índia (69%) apresentam os resultados mais expressivos, devido ao alto custo da gasolina. Outro indicador aponta que a fidelidade do cliente vai ficando para trás. Apenas 61% dos consumidores disseram que, provavelmente, comprariam ou alugariam a mesma marca do seu veículo atual, índice que é menor do que os 65% registrados em 2010.
O papel da internet durante o processo de compra está se tornando mais importante, com menos pessoas visitando os show-rooms. Entre os consumidores, 94% dizem fazer uma pesquisa na web antes da compra e 71% dos entrevistados provavelmente comprariam um veículo se tivessem observado comentários positivos postados em redes sociais. A pesquisa destaca ainda que 67% dos brasileiros gostariam de comprar um carro pela internet e que usariam qualquer canal de referência sobre o novo carro, diferente dos outros países que buscam por fontes seguras.
No estudo deste ano, 42% dos pesquisados gostariam de comprar um veículo pela internet, número acima dos 37% de dois anos atrás. Os consumidores que não estão interessados em comprar por meio da web citam a impossibilidade de fazer o Test Drive e de receber informações completas do produto. Essas barreiras têm permanecido consistentes ao longo dos últimos anos, ainda que sejam claramente endereçáveis e possam ser capitalizadas pelos representantes e fabricantes.

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