Para impulsionar as vendas e auxiliar o consumidor na escolha, ação conta com gerenciamento da categoria e sommelier digital baseados em dados de comportamento
A Concha y Toro anunciou uma iniciativa que, através de um projeto de gerenciamento de categoria, a empresa está implementando mudanças significativas que beneficiam tanto consumidores quanto varejistas. “Pesquisas revelam que o sortimento de vinhos e a forma de exposição nas prateleiras podem frustrar a experiência de compra. Segundo estudos da MC15 e Kantar, 58% dos rótulos sequer recebem atenção do consumidor, e a vastidão de opções pode gerar sobrecarga. Muitos clientes dedicam até oito minutos à escolha, sem informações concretas para auxiliar na decisão. O Sommelier Digital e o Gerenciamento da Categoria visam solucionar este problema”, garantiu Pietro Capuzzi, country manager da Concha y Toro no Brasil.
Com base em dados de comportamento do consumidor no ato da compra, a nova estratégia de exposição consiste em um sistema de organização mais intuitivo considerando o tipo de vinho, origem, faixa de preço e marcas, além de displays informativos com linguagem de fácil compreensão. Para complementar, a Concha y Toro apresenta o Sommelier Digital, uma ferramenta que utiliza inteligência artificial para oferecer uma experiência de compra personalizada. Por meio de um quiz interativo, o Sommelier Digital coleta informações sobre o perfil do consumidor, como preferência de preço, tipo de vinho, ocasião de consumo e harmonização com refeições, e indica o vinho ideal para cada cliente.
“A iniciativa já está presente na loja Carrefour do Butantã, onde é possível vivenciar a experiência completa – desde a navegação intuitiva pelos corredores até a escolha do vinho com o auxílio do Sommelier Digital – proporcionando uma compra agradável e eficiente. A loja também disponibiliza vinhos brancos e rosés climatizados, na temperatura perfeita para consumo. Este Carrefour é a nossa vitrine para o projeto de gerenciamento de categoria. Também já iniciamos um trabalho conjunto com a rede Condor, em Curitiba, e o objetivo é expandir o projeto para cinco novas lojas em diferentes regiões do país até o final do ano”, explicou Pietro.
De acordo com o executivo, “os resultados iniciais são animadores e comprovam que o bom gerenciamento de categoria não só favorece o setor de vinhos como também eleva o conhecimento e a apreciação pelos consumidores. Em junho, os vinhos da Concha y Toro no Carrefour Butantã registraram um incremento de 35% em relação ao mês anterior à implementação do projeto. Na rede Condor, por exemplo, uma loja com o novo layout obteve um aumento de 25% nas vendas de vinhos em um mês, enquanto uma loja similar, ainda sem as alterações, mostrou um crescimento de apenas 3%”.
Capuzzi destaca que a falta de conhecimento do consumidor e o layout desafiador das gôndolas de vinho impactam significativamente as decisões de compra. Cerca de 54% dos compradores escolhem sempre o mesmo produto, enquanto 28% acreditam erroneamente que uvas como Malbec, Merlot e Cabernet Sauvignon são marcas de vinho. Muitos limitam seu repertório a termos básicos como “forte/encorpado” ou “leve/fresco”, desconhecendo detalhes mais específicos sobre as características dos vinhos. A segmentação da categoria, por sua vez, tende a ser superficial, focando principalmente na origem do vinho (Argentina, Brasil, Chile, França, Itália, Portugal, Austrália) e nas marcas mais conhecidas.
“Há anos a Concha y Toro vem investindo pesado na educação dos shoppers e na simplificação da experiência de compra para superar as barreiras atuais. O gerenciamento de categoria surge como um processo colaborativo entre indústria e varejo, fundamentado em pesquisas e análises de dados para entender a dinâmica de compra dos consumidores e desenvolver soluções. O novo layout das gôndolas, em sinergia com a assistência do sommelier digital, empoderará os consumidores para explorarem um universo mais amplo de vinhos com total confiança. Essa iniciativa beneficia não apenas a Concha y Toro, mas todo o segmento, impulsionando os players e concorrentes”, destacou country manager.
Para os donos de supermercados e varejistas a mensagem de Capuzzi é clara: um gerenciamento de categoria bem executado é a chave para o sucesso nas vendas de vinhos. “A mudança na forma de exposição do produto nas gôndolas é uma virada de chave que promete trazer grandes resultados. Juntos, vamos gerar um impacto transformador no varejo de vinhos”.