Consultas ao SCPC aumentam em abril

0
3


O número de consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aumentou 2,3% na primeira quinzena de abril deste ano sobre o mesmo período do ano passado. As consultas ao UseCheque, também na comparação entre as primeiras quinzenas de abril de 2005 e 2006, cresceram 5,2%. Em relação aos primeiros 15 dias de março deste ano, a primeira quinzena de abril registrou queda de 4% nas consultas ao SCPC e aumento de 0,9% no UseCheque.

O presidente da ACSP, Guilherme Afif Domingos, espera que o movimento no comércio melhore a partir de maio, em função da entrada dos recursos do novo salário mínimo, de uma nova redução da taxa Selic e também pelo efeito do crescimento dos gastos públicos. “O que nos preocupa é que o aumento dos gastos do governo federal tenha que ser compensado por uma forte retração após as eleições. Caso contrário será muito difícil o País atingir a meta de superávit primário de 4,25% do PIB”, alerta.

O número de registros recebidos (dívidas incluídas) no cadastro de inadimplentes do SCPC cresceu 10,4% na comparação das primeiras quinzenas de abril de 2005 e abril de 2006. Os registros cancelados (dívidas excluídas) aumentaram 10,2%.