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Resultados práticos do mentoring e coaching


Márcio Zenker


Um dos maiores patrimônios dos dias de hoje é o tempo. Tempo disponível para investir e obter retorno. O crescimento do conhecimento atual, a complexidade dos mercados e sociedade, a rapidez como tudo acontece e um futuro cada vez mais presente do que distante fazem com que não se seja possível assumir atividades diversas, mas sim as essenciais. Um exemplo que podemos citar é o outsourcing. Não há tempo para um profissional, área ou organização tornar-se auto-sustentável em um ambiente de know-how diversificado. Foco é um dos desafios constantes no mundo dos negócios e pessoais.

Poder contar com o apoio de outros profissionais para que possamos realizar progressos nas arenas que atuamos tornou-se imprescindível nos dias de hoje e é fator determinante para a obtenção do sucesso. Desenvolver e estabelecer alianças para acelerar o nosso crescimento pessoal e profissional, e conseqüentemente dos negócios, é uma das chaves que mais se tem usado para essa alavancagem. Assim, o mentoring e coaching são hoje práticas cada vez mais importantes para o alcance das metas de desenvolvimento profissional, gerencial e organizacional. Profissionais de outra geração e atualizados transferem background para as novas gerações. Já os profissionais da nova geração apóiam os demais na tecnologia digital e/ou da informação.

Um dos grandes benefícios dos programas ou seções de mentoring e coaching, seja nas organizações ou para os indivíduos, é criar condições de cooperação orientada para a melhoria da produtividade e da inovação. Mentoring, nessa perspectiva, pode ser conceituado como processo de apoio desenvolvido por um consultor/mentor com suporte de um time de especialistas a fim de ajudar um indivíduo “mentoreado” a melhor definir seu território, ampliar seu potencial e alinhar suas motivações internas com atividades e projetos que o levarão ao sucesso. Já coaching diz respeito ao processo diretivo desenvolvido por gerente o u consultor externo a fim de treinar e orientar um colaborador em relação ao seu trabalho, à empresa e seus projetos, ajudando-o na superação de obstáculos com impacto em seu desempenho nas atividades delegadas.

Mas quais são os resultados práticos que podem ser contabilizados nos dias de hoje? Talvez o mais importante seja a economia de tempo e o aumento da eficiência e eficácia na implementação de projetos dentro das empresas. Especialmente, se para tanto são necessários novos conhecimentos e metodologias. É a fase de evolução do “aprender a fazer” para o “aprender como melhor fazer”. Por exemplo, cada vez mais as empresas têm investido em profissionais que serão responsáveis para mapear e modelar seus processos . Os tempos disponíveis para treinamentos que envolvam a metodologia e as funcionalidades das ferramentas são cada vez mais curtos. Assim, quando conjugamos os programas de desenvolvimento deste profissional com um acompanhamento de coaching fará com que o tempo normalmente gasto para a internalização do aprendizado se reduza em mais de 30% e a sua produtividade e eficiência aumente nesse período proporcionalmente.

Um outro exemplo é o da formação de equipes. O alinhamento do complexo relacionamento interpessoal com os objetivos empresariais é muitas vezes tratado com ondas de choque, quando na realidade seria mais adequado executar-se um processo gradual acompanhado. O uso do coaching ajuda a criar uma cultura voltada não só ao trabalho em equipe, mas também a colaboração.

E, finalmente, é importante expressar a grande melhoria de resultados que se obtém nos processos de change management. Toda mudança traz desconforto para os envolvidos. Todos apóiam as mudanças desde que estas não os atinjam. O uso do coaching, e nesse caso específico também do mentoring para as questões mais individuais e pessoais, amenizará os conflitos e contribuirá significativamente para o surgimento do clima necessário para a efetiva e eficaz implementação dos novos processos. O uso do mentoring e do coaching deve ser visto como uma ferramenta que acelera a inovação dentro das empresas e contribui assim para os resultados estratégicos da organização.

Márcio Zenker é pesquisador e consultor do Insadi (Instituto Avançado de Desenvolvimento Intelectual). ([email protected])

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