Febrafar divulga resultados da Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil 2024
Resultados exclusivos da 7ª Edição da Pesquisa sobre o Comportamento do Consumidor em Farmácias no Brasil 2024, realizada pelo IFEPEC – Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa, em parceria com a Unicamp, indicam transformações importantes no perfil do consumidor farmacêutico. O estudo, que entrevistou 4 mil consumidores em todo o Brasil no momento em que saíam da farmácia, reforçou a necessidade de uma abordagem estratégica e eficiente de pontos como a digitalização e precificação. “Estratégias baseadas em dados trazem assertividade para a tomada de decisão e fortalecem o relacionamento entre toda a cadeia farmacêutica”, declarou Edison Tamascia, presidente da Febrafar, enfatizando a importância dos resultados.
A análise do comportamento do consumidor revela que, embora as farmácias sejam escolhidas principalmente para a compra de medicamentos (96%), 30,2% da cesta de compras é composta por não medicamentos. Além disso, mais de 73% das compras de medicamentos tiveram origem em uma prescrição médica, embora nem todos estivessem portando a receita no momento da compra.
Outro dado relevante é a mudança significativa em relação a escolha da farmácia pelos consumidores. A cada pesquisa, se nota que preços competitivos são os principais fatores de escolha dos consumidores: 88,9% dos entrevistados levam em consideração a imagem de preços competitivos como principal atributo no momento da compra.
Compra não presencial e digitalização
A compra não presencial cresce segundo a pesquisa, com 26,9% dos entrevistados afirmando já utilizar esse modelo de compra nas farmácias. Dentre esses, 88,0% optam pela compra via WhatsApp ou telefone. A pesquisa também ressalta a necessidade de adaptação das farmácias aos modelos híbridos de atendimento aos clientes, ou seja, uma estratégia de vendas que integra diferentes canais, adequando às preferências dos consumidores.
Também destaca que 87,0% dos entrevistados não compram produtos no autosserviço sem a ajuda de um atendente, reforçando a importância dos atendentes no momento da venda de produtos que estão expostos fora do balcão das farmácias. Além disso, 12,6% dos consumidores buscam serviços adicionais na farmácia, com a aferição de pressão e aplicação de injeção sendo os mais procurados.