Consumidores avaliam as farmácias positivamente

Estudo indica que Drogaria São Paulo, Drogasil e Droga Raia possuem as melhores experiências de compra

0
79
Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX
Tiago Serrano, CEO e cofundador da SoluCX

As drogarias vêm desempenhando um papel importante na pandemia do coronavírus. Seja com testes rápidos ou mesmo informações, as farmácias têm tido um papel diferenciado neste período. Segundo o levantamento realizado pela SoluCX, 93,7% dos consumidores avaliaram positivamente as instalações e 91,2% mostraram satisfação com a variedade de produtos oferecidos pelas redes. O levantamento ouviu a opinião de 3.480 pessoas residentes em São Paulo sobre os serviços prestados por 17 farmácias.

De acordo com o CEO e cofundador da SoluCX, Tiago Serrano, a avaliação do segmento é boa e mostra que, mesmo com grandes dificuldades enfrentadas, a população tem respondido bem aos serviços prestados. “A pesquisa mostra um NPS com média de 53,8 para o segmento e isso é muito positivo, ainda mais considerando os desafios da indústria nos últimos meses. Além disso, este foi um segmento que se mostrou bastante aberto aos canais digitais, facilitando um atendimento mais completo”, comenta.

A partir da sondagem baseada em “likes e dislikes”, a empresa também identificou que, além de lojas e instalações e da variedade de produtos, os consumidores avaliaram positivamente o custo benefício (81,0%), promoções e programas de fidelidade (78,2%), canais digitais (77,8%) e sistemas de entregas (77,5%) oferecidos pelas drogarias.

Outro destaque foi a avaliação de Net Promoter Score (NPS), que avalia a experiência de compra nos estabelecimentos. A pergunta “de zero a 10, quanto você indicaria esse serviço para um amigo?”, rendeu à Drogaria São Paulo a melhor avaliação, alcançando a nota média de 64,0. Seguida da Drogasil (58,1), Droga Raia (57,6), Panvel (57,6), Drogaria Total (57,5), Maxi Popular (56,9), Ultra Popular (55,9) e Farmácias Pague Menos (55,8). No quesito popularidade, a Drogaria São Paulo também levou o primeiro lugar do ranking, com 93,7% das experiências de compra dos respondentes, seguida da Drogasil (88,4%), Droga Raia (85,1%), Farmácias Pague Menos (63,4%), Farmais (58,8%), Drogaria Extra (54,9%), Bifarma (51,2%) e Carrefour Drogarias (50,8%).