Da teoria à prática

A competição acirrada entre as empresas no mercado atual impeliram a consciência de que o cliente deve ser tratado com prioridade absoluta. Christiano Ranoya, diretor de novos negócios da MarketData, em entrevista exclusiva, afirma que nos últimos dez anos a empresas aderiram a cultura do marketing de relacionamento. 
ClienteSA – Quais as principais mudanças que enxerga do mercado nesses últimos 10 anos?
Christiano Ranoya – Dava para contar nos dedos o número de empresas que ligavam para marketing de relacionamento. Há 10 anos, o tema relacionamento não constava na pauta do dia a dia das empresas. Agora, com um novo cenário competitivo, novas mídias, novos canais, muitas empresas evoluíram da teoria para a prática quando o  tema é o relacionamento com clientes. No entanto, o mercado ainda apresenta empresas que ainda precisam melhorar seus processos internos.
Quem era a MarketData há 10 anos e quem ela é hoje?
Há 10 anos, poucas empresas tinham uma área de relacionamento, afinal o mercado era outro, assim como a tecnologia. Mesmo naquela época, a MarketData já buscava o que havia de novo na indústria e no mercado mundial com o intuito de provocar tendências. Hoje, estamos consolidados na América Latina, gerenciando mais de algumas dezenas de milhões de dados de consumidores de diversas empresas-clientes. Começamos com cerca de 20 funcionários, com formação e vivência comprovadas no mercado brasileiro. Atualmente, contamos com mais de 240 profissionais.

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