O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Nilson Murayama, gerente sênior de marketing da Daikin Brasil

Daikin anuncia terceira edição de desafio para startups

Empresa busca por inovações focadas em ESG considerando a experiência do usuário e aplicações de IA e startups de todo o Brasil e América Latina podem participar do desafio e se inscrever até 17 de agosto

Pelo terceiro ano consecutivo, a Daikin, especializada em soluções avançadas de ar-condicionado e aquecimento de alta qualidade para aplicações residenciais, comerciais e industriais, e a incMTY, plataforma de inovação, negócios, investimento e empreendedorismo, anunciaram o lançamento do desafio para a indústria de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC, em inglês), o Airtech Challenge.

Segundo Nilson Murayama, gerente sênior de marketing da Daikin Brasil, o país traz grandes oportunidades para o setor. “O mercado residencial brasileiro tem menos de 20% de adoção de equipamentos HVAC. A aceitação da tecnologia inverter, desenvolvida para reduzir o consumo de energia, está aumentando e chegou perto de 73% em 2023. Este é o momento para as startups focarem em valores sustentáveis, principalmente em um cenário em que o ar-condicionado é responsável por até 50% do consumo de energia em edifícios”.

Startups com atuação no Brasil e em outros países da América Latina, dentro do setor de HVAC, podem participar do desafio para mostrar seus projetos. “As ideias mais interessantes e disruptivas serão selecionadas. O foco do Airtech Challenge 2024 será avaliar as propostas dentro de duas temáticas: ofertas de melhorias significativas na experiência do usuário, considerando os desafios de ESG, e aplicações de inteligência artificial (IA)”, afirmou Ricardo Rodríguez, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da Daikin Latin America Operations.

As empresas participantes terão que criar produtos, serviços e modelos de negócios que possam ser aplicadas a um dos desafios da indústria HVAC, incluindo eficiência energética em edificações, modelos de servitização e financiamento, e qualidade do ar interior em edifícios. Já a aplicação da IA pode ser feita em qualquer etapa da indústria, incluindo fabricação, cadeia de suprimentos, design e engenharia, construção e instalação, e gestão e manutenção.

“Para participar, as startups precisam explicar o problema que identificaram, como o resolveram, e o modelo de negócio dessa solução. É necessário, também, detalhar o vínculo da solução com a indústria de HVAC. As iniciativas podem incluir projetos com MVP, ou seja, startups com um protótipo funcional que está aguardando validação com seu mercado; e startups em estágios iniciais, que são iniciativas com primeiras vendas e modelos operacionais testados que esperam crescer em curto prazo”, acrescentou Rodríguez.

Inscrição e prêmios

O período de inscrição vai até 17 de agosto e a etapa de pré-seleção e seleção será entre 10 de setembro e 9 de outubro. Após essas fases, 21 equipes serão escolhidas para o bootcamp, iniciativa em inglês que incluirá sessões de mentoria e feedback. A partir daí, três equipes serão selecionadas como finalistas, que farão parte da última etapa de apresentações e sessão de perguntas e respostas dos avaliadores, que acontece entre 13 e 14 de novembro, no incMTY Summit 2024.

Os três finalistas serão contemplados da seguinte forma: o 1º lugar levará US$ 10 mil em prêmios, entregues durante o processo presencial de aceleração de negócios em Monterrey (México), além de uma viagem de negócios ao Japão. O 2º lugar receberá US$ 5 mil em prêmios, e o 3º lugar ganhará US$ 2.500 em prêmios, também em Monterrey.

“As pessoas elegíveis ao prêmio deverão ter a documentação necessária e disponibilidade para viajar a Monterrey, em fevereiro de 2025, por aproximadamente 30 dias, para vivenciar seu processo de aceleração de negócios. Eles terão apoio para voo e acomodação para duas pessoas da equipe. A incMTY apoia o ecossistema empreendedor da América Latina há mais de 10 anos e com nossa nova visão estamos ajudando-os a atingir novos patamares como investimento e networking para expandir seus negócios”, explicou Yuvia López, gerente de projetos do Airtech Challenge.

A área de desenvolvimento de negócios e inovação da Daikin Latin America Operations (DLAO) busca promover o desenvolvimento de soluções inovadoras na região e na indústria. “Nossa ideia é trocar experiências sobre verticais tecnológicas atuais com especialistas em cross-innovation na América Latina. O Airtech Challenge representa uma oportunidade única na região dentro do ecossistema empreendedor para esses novos talentos”, conclui Carlos Garibay, gerente de desenvolvimento de negócios e inovação da Daikin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima