Nilson Murayama, gerente sênior de marketing da Daikin Brasil

Daikin anuncia terceira edição de desafio para startups

Empresa busca por inovações focadas em ESG considerando a experiência do usuário e aplicações de IA e startups de todo o Brasil e América Latina podem participar do desafio e se inscrever até 17 de agosto

Pelo terceiro ano consecutivo, a Daikin, especializada em soluções avançadas de ar-condicionado e aquecimento de alta qualidade para aplicações residenciais, comerciais e industriais, e a incMTY, plataforma de inovação, negócios, investimento e empreendedorismo, anunciaram o lançamento do desafio para a indústria de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC, em inglês), o Airtech Challenge.

Segundo Nilson Murayama, gerente sênior de marketing da Daikin Brasil, o país traz grandes oportunidades para o setor. “O mercado residencial brasileiro tem menos de 20% de adoção de equipamentos HVAC. A aceitação da tecnologia inverter, desenvolvida para reduzir o consumo de energia, está aumentando e chegou perto de 73% em 2023. Este é o momento para as startups focarem em valores sustentáveis, principalmente em um cenário em que o ar-condicionado é responsável por até 50% do consumo de energia em edifícios”.

Startups com atuação no Brasil e em outros países da América Latina, dentro do setor de HVAC, podem participar do desafio para mostrar seus projetos. “As ideias mais interessantes e disruptivas serão selecionadas. O foco do Airtech Challenge 2024 será avaliar as propostas dentro de duas temáticas: ofertas de melhorias significativas na experiência do usuário, considerando os desafios de ESG, e aplicações de inteligência artificial (IA)”, afirmou Ricardo Rodríguez, gerente sênior de desenvolvimento de negócios da Daikin Latin America Operations.

As empresas participantes terão que criar produtos, serviços e modelos de negócios que possam ser aplicadas a um dos desafios da indústria HVAC, incluindo eficiência energética em edificações, modelos de servitização e financiamento, e qualidade do ar interior em edifícios. Já a aplicação da IA pode ser feita em qualquer etapa da indústria, incluindo fabricação, cadeia de suprimentos, design e engenharia, construção e instalação, e gestão e manutenção.

“Para participar, as startups precisam explicar o problema que identificaram, como o resolveram, e o modelo de negócio dessa solução. É necessário, também, detalhar o vínculo da solução com a indústria de HVAC. As iniciativas podem incluir projetos com MVP, ou seja, startups com um protótipo funcional que está aguardando validação com seu mercado; e startups em estágios iniciais, que são iniciativas com primeiras vendas e modelos operacionais testados que esperam crescer em curto prazo”, acrescentou Rodríguez.

Inscrição e prêmios

O período de inscrição vai até 17 de agosto e a etapa de pré-seleção e seleção será entre 10 de setembro e 9 de outubro. Após essas fases, 21 equipes serão escolhidas para o bootcamp, iniciativa em inglês que incluirá sessões de mentoria e feedback. A partir daí, três equipes serão selecionadas como finalistas, que farão parte da última etapa de apresentações e sessão de perguntas e respostas dos avaliadores, que acontece entre 13 e 14 de novembro, no incMTY Summit 2024.

Os três finalistas serão contemplados da seguinte forma: o 1º lugar levará US$ 10 mil em prêmios, entregues durante o processo presencial de aceleração de negócios em Monterrey (México), além de uma viagem de negócios ao Japão. O 2º lugar receberá US$ 5 mil em prêmios, e o 3º lugar ganhará US$ 2.500 em prêmios, também em Monterrey.

“As pessoas elegíveis ao prêmio deverão ter a documentação necessária e disponibilidade para viajar a Monterrey, em fevereiro de 2025, por aproximadamente 30 dias, para vivenciar seu processo de aceleração de negócios. Eles terão apoio para voo e acomodação para duas pessoas da equipe. A incMTY apoia o ecossistema empreendedor da América Latina há mais de 10 anos e com nossa nova visão estamos ajudando-os a atingir novos patamares como investimento e networking para expandir seus negócios”, explicou Yuvia López, gerente de projetos do Airtech Challenge.

A área de desenvolvimento de negócios e inovação da Daikin Latin America Operations (DLAO) busca promover o desenvolvimento de soluções inovadoras na região e na indústria. “Nossa ideia é trocar experiências sobre verticais tecnológicas atuais com especialistas em cross-innovation na América Latina. O Airtech Challenge representa uma oportunidade única na região dentro do ecossistema empreendedor para esses novos talentos”, conclui Carlos Garibay, gerente de desenvolvimento de negócios e inovação da Daikin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima