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Desafios em relação ao e-mail marketing



Apesar de ser um canal de comunicação, relacionamento e vendas cada vez mais usado pelas empresas brasileiras, as companhias que utilizam o e-mail marketing ainda encontram dificuldades para empregá-lo. Segundo a pesquisa Indicadores Abemd E-mail Marketing feita com 68 organizações, 69% delas disseram que a qualidade das bases de dados é o principal desafio.


Para o CEO da Frontier Digital Business, Edson Barbieri, “essa dificuldade é causada por vários fatores, como a captação não estruturada de dados, alto índice de desatualização e não adoção de um processo contínuo de higienização das bases de dados, o que compromete enormemente a reputação do remetente, reduzindo os índices de entrega. Além disso, ainda há um grande desconhecimento das melhores práticas em e-mail marketing, principalmente na confecção de peças de e-mail marketing, e ainda um baixo uso de segmentação e personalização da comunicação”, afirma o CEO.


Outros três desafios encontrados pelas empresas são: integração multicanal (40%), aquisição de listas (40%) e entregabilidade (40%). “É necessário um aculturamento das empresas no sentido de adotar o e-mail marketing como parte da estratégia de marketing, o que significa incluir no planejamento o uso de múltiplos canais para a aquisição de e-mails, e a integração deste canal com outras mídias digitais. Já em relação à entregabilidade, os caminhos são a profissionalização do processo de envio, o cuidado com a qualidade das bases de dados, relevância da comunicação e respeito ao destinatário”, acrescenta Barbieri.


Para o bom aproveitamento do canal, o CEO da Frontier dá dicas eficazes sobre como o e-mail marketing pode fazer a diferença na empresa se bem utilizado.


Faça uso de diversos canais para coletar e-mails, incluindo ações promocionais e concursos culturais de incentivo à captação de novos nomes.


Efetue a consistência na coleta dos campos, principalmente do e-mail.


Adote uma rotina de saneamento das bases de dados, excluindo de sua lista os e-mails que tenham retornado com erros definitivos de envio.


Implemente um processo ou utilize uma ferramenta que exclua os e-mails duplicados.


Colete atributos e expectativas do usuário, que serão importantes para o processo de segmentação, definição do conteúdo, frequência e personalização das comunicações.


Respeite o destinatário, incluindo recursos de descadastramento e atendendo as solicitações, e use somente listas de e-mails que previamente aceitaram receber sua comunicação por e-mail, ou tenham tido algum relacionamento prévio com a sua marca.


Faça uso não apenas de dados demográficos, mas também dados comportamentais em suas segmentações.


Adote uma estratégia multicanal, usando outros meios para captação de e-mails, e levando o seu público a interagir com outros canais através dos e-mails.


Acompanhe os resultados para avaliar o que melhor funciona com o seu público e teste sempre.

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