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E o valor para o cliente?



Divulgado recentemente, o ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas, realizado pela Interbrand, revela que a maioria das marcas tirou proveito do bom cenário interno para aumentarem as suas forças. O estudo aponta que a soma total do portfólio de marcas aumentou em quase 5% e a “nota de corte” desse ano é de R$ 250 milhões, superior aos R$ 209 milhões de 2011. Porém, de que forma isso pode ser revertido em proveito para o cliente. Para saber mais sobre as vantagens de se ter uma marca valiosa, o portal ClienteSA entrevistou, além da Interbrand, executivos da Net, Casas Bahia e Petrobras – empresas que figuram no ranking.

 

Para Roberta Godoi, diretora comercial da Net, uma marca forte colabora na diferenciação da empresa, dando segurança ao consumidor no momento da escolha pelos produtos e serviços da mesma. Ela explica que isso acontece a partir da clareza de propósito da empresa e de um trabalho diário para agregar valor. “A construção da marca passa pelas ações de marketing, mas também pela própria reputação da empresa em relação à experiência que os consumidores tenham com seus produtos e serviços”, afirma.

 

Essa visão é reforçada por Flavia Altheman, diretora de marketing e comunicação da Casas Bahia, que coloca como principal vantagem de uma marca ser forte é o fato dela influenciar na escolha do consumidor, por meio dos seus diferenciais e das experiências que proporciona. “Quanto mais forte é uma marca mais relevante ela se torna para o consumidor e mais competitiva perante a concorrência”, reforça a executiva. Ao mesmo tempo, ela explica que o próprio relacionamento com os clientes ajuda a elevar o valor da marca.

 

Nesse sentido, Eduardo Felberg, gerente de imagem corporativa e marcas da Petrobras, pontua que uma marca passa a ser valiosa quando é capaz de gerar demanda por seus produtos. “E ela só é capaz disso a partir do momento em que o consumidor confia na marca. Estabelecer esse vínculo de confiança é algo que leva tempo, além de ser o produto do trabalho diário de todos da companhia, desde o frentista que presta um bom atendimento até o pesquisador que desenvolve novos produtos”, completa o executivo, acrescentando que a satisfação do cliente não vem da marca em si, mas sim da confirmação das promessas, no momento da experiência com os produtos e serviços.

 

PROPOSTA DE VALOR

Pela metodologia da Interbrand existem vários atributos que formam uma marca forte. Como uma marca forte deve nascer de dentro para fora, a empresa parte de atributos internos, que vão desde a clareza com que os colaboradores conhecem o posicionamento da marca, o nível de comprometimento em investimento, tempo e processos com a marca, sua proteção legal e sua capacidade de resposta em termos de desenvolvimento de novos produtos e cidadania corporativa. “A partir da construção de uma marca forte internamente, isso também se vive externamente com aqueles que têm contato com a marca”, esclarece André Matias, gerente de avaliação e estratégia de marcas da Interbrand. Assim, a marca deve transmitir autenticidade aos clientes, ter uma oferta relevante e diferenciada, ter presença tanto física como virtual, apresentar consistência em todos os pontos de contato e que seus clientes tenham o entendimento do que significa essa marca. “De qualquer forma, não existe uma fórmula mágica ou secreta – cada marca é construída de uma maneira. O grande segredo é entender como funcionam as engrenagens da marca e como ela gera valor no seu contato com os diversos públicos”, conclui.

 

 

E para você, o que é preciso fazer para ter uma marca valiosa? Dê a sua opinião na nossa enquete.

 

 

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