Em cada quatro brasileiros, três utilizam PIX nas compras on-line

Estudo da Octadesk revela também que 31% das pessoas já desistiram de realizar uma compra digital por causa das opções de pagamento

Os consumidores estão pesquisando mais e gastando menos e, se em 2022, 66% dos entrevistados pretendiam usar o PIX, que não havia completado nem dois anos de existência, neste ano, 3 em cada 4 consumidores já utilizaram esse método. As constatações fazem parte do “CX Trends 2023”, estudo realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box com o apoio da Bling, E-goi, Locaweb Company, KingHost e Nextios, descobrindo que o sucesso do meio de pagamento digital e gratuito deixa mais evidente que a experiência pode impactar diretamente na retenção e no crescimento dos negócios.

A pesquisa ainda revela que 31% dos consumidores já desistiram de finalizar uma compra on-line porque as opções de pagamento oferecidas não atendiam às suas expectativas. “O cliente está nos contando o que ele quer. A partir dessas informações, é preciso se destacar não apenas no produto comercializado, mas, também, na hora do pagamento”, analisou Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk.

Quando questionados quais seriam as ações que as empresas nacionais poderiam adotar para melhorar a experiência de compra digital, 35% afirmaram que desejam descontos em pagamentos via PIX ou WhatsApp. Dentre os meios de pagamento preferidos, o cartão de crédito é o número um com 61%, seguido pelo PIX à vista com 18% e cartão de débito com 6%. Pela primeira vez, o PIX parcelado foi mencionado por 3% dos participantes, ainda tímido, mas com grande potencial de crescimento. 

Ricco ainda destaca os fatores que levam o consumidor a comprar novamente de uma mesma marca. “Além da qualidade do produto, promoções e atendimento rápido, 45% dos consumidores contaram que as formas de pagamento oferecidas pela empresa são essenciais para uma recompra. Ou seja, ampliar as possibilidades de pagamento pode ser uma excelente maneira de atrair mais público para o seu negócio”.

Metodologia
O estudo foi conduzido pelo Opinion Box por meio de uma pesquisa on-line junto a 2.166 consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em janeiro de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima