CEO da Juntos Somos Mais expõe a estratégia de transformar a grande profusão de dados em informações que gerem ganhos para todos
O retorno aos hábitos presenciais, longe de arrefecer o ímpeto do avanço do digital, apenas contribui para o seu amadurecimento como forma de manter a indústria, o varejo e os consumidores mais interligados e cooperativos. É nessa perspectiva que a Juntos Somos Mais, joint venture formada pelos gigantes da construção civil Votorantim, Gerdau e Tigre, vê espaço para expandir como um ecossistema que atraia cada vez mais fabricantes, varejistas e profissionais de obras, tudo em prol do consumidor final. Depois de registrar quase R$ 10 bilhões de transações em vendas somente no ano passado, a plataforma espera crescer ainda mais, fundamentada em um sistema de inteligência de dados nutrido pelas mais de 30 indústrias e mais de 140 mil varejistas participantes, em um modelo B2B com jornadas bem desenhadas tendo como centro de tudo o cliente, conforme detalhou, hoje (16), Juliana Carsoni, CEO da Juntos Somos Mais, ao participar da 703ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Depois de 18 anos trabalhando na Unilever em posições que lhe permitiram estar sempre próxima dos anseios dos clientes, Juliana iniciou contando de que forma isso a conduziu, há 8 meses, a estar à frente da Juntos Somos Mais. Nos últimos anos, ela já vinha se especializando em como transformar os processos comerciais por meio do digital e da inteligência de dados. Com um olhar, agora, voltado para o B2B, a executiva vê neste modelo uma grande oportunidade de avanço no ato de comprar e vender por meio da tecnologia. Na visão da CEO, depois de quase cinco anos, desde a fundação, a Juntos Somos Mais já passou por um processo de testar e lançar com rapidez múltiplas soluções tais como formatos de atendimento, conexões com profissionais do setor, programa de fidelidade, loja virtual, etc.
“O momento, agora, é o de pensar mais dentro do conceito de ecossistema. Ou seja, como colocar o usuário do marketplace, que são os varejistas da construção civil e os profissionais de obras, e oferecemos soluções integradas para eliminar, de forma eficaz, as suas dores e anseios.”
Nesse sentido, ela explicou que, tendo o programa de fidelidade como grande atrativo e oferecendo uma série de outros produtos e serviços, percebeu-se a falta de integração nas atividades, com custos desnecessários de aquisição do mesmo cliente várias vezes e dificultando escalar a plataforma. Ao interconectar tudo, cativando o varejista ou o profissional pelo todo e não por partes, a empresa torna a percepção de relevância do ecossistema bem mais evidente. Nesse sentido, convidada a dar uma visão panorâmica do segmento em relação à Juntos Somos Mais, Juliana contou que, entre especialistas e generalistas do varejo de construção civil, existem cerca de 140 mil marcas na plataforma, sendo que mais de 70% deles já se incorporaram ao programa de fidelidade da startup, indicando alto grau de maturidade e capilaridade dessa vertente que é o carro-chefe do negócio. “Entretanto, embora seja numericamente expressivo, apenas 30% desse universo citado utilizam nossa loja virtual, o marketplace, para realizar suas compras, apontando para um potencial muito significativo dessa vertical, que já movimentou, somente no ano passado, mais de R$ 10 bilhões. E, mesmo com o retorno ao presencial no pós-pandemia, não há sinal de retrocesso no modelo de transações on-line em geral.”
Na sequência, a executiva lembrou que essa contínua expansão do digital se explica, principalmente no caso da Juntos Somos Mais, pelo fato da compra rápida e facilitada no marketplace deixar espaço para que o proprietário e colaboradores da loja tenham mais tempo para suas atividades diárias junto aos clientes e na administração do negócio. Outro dos pilares de expansão desse ecossistema é atrair cada vez mais fabricantes para ampliar continuamente o sortimento de produtos também como fator cada vez mais atrativo para os clientes. Em resumo, cada vez mais lojistas comprando crescentemente de vários fabricantes em um só lugar. E sublinhou, nessa direção, a importância de combinar alta disponibilidade de autosserviços, que vai da consulta a tipos de materiais e preços até realização via múltiplos meios de pagamentos, com a presença do ser humano atuando na instância de vendas consultivas também mais produtivas.
Um número que aponta, de acordo com CEO, para a evidência da contínua expansão do digital é que as indústrias mais desenvolvidas digitalmente, e que fazem parte do ecossistema, já tem 30% das suas vendas realizadas pelo portal on-line, o que só tende a se expandir. E, do lado do universo do varejo, ela entende que, por ser ainda muito baixo o incentivo à digitalização em comparação com que se vê, por exemplo, nas lojas de bens de consumo, um dos esforços da Juntos Somos Mais é justamente incentivar esse avanço para que o comerciante se acostume a usufruir das vantagens de um ecossistema no qual encontra praticamente todos os parceiros fabricantes a um só tempo.
Juliana pôde, também, responder a questões levantadas pela audiência da live, incluindo a disposição de permanecer por enquanto apenas no B2B, assim como outra sobre a centralidade da estratégia da empresa no sistema de inteligência de dados. “Temos uma volumetria de informações que impressiona”, comentou a CEO dando detalhes de como a combinação de tempo de existência, mais a quantidade de agentes envolvidos na produção, comercialização e uso dos materiais de construção, favorece um alicerce sólido para a tomada de decisões. “Temos cada vez mais condições de conhecer profundamente a recorrência, o mix e os volumes de compras do cliente, possibilitando, então, oferecer os produtos e oportunidades de forma inteligente e oportuna.” Houve tempo ainda para abordar temas como mapeamento de jornada, campanhas de fidelização, ofertas de crédito, e o hub de tecnologia, criado no ano passado, em Portugal, para um networking internacional e atração de talentos.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 702 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (17), recebendo Diego Arruda, diretor de negócios da Agrofy, que falará da jornada de transformação do agro com o digital; na quinta, será a vez de Ricardo Santarosa, vice-presidente comercial da The Kraft Heinz Company; e, encerrando a semana o Sextou especial realizará o café da manhã híbrido, que debaterá o tema “CX: Os desafios da construção da jornada e o posicionamento da tecnologia para garantir a estratégica na prática”, reunindo mais de 20 executivos.