Projeções da Neotrust Confi fatores como final do mês, 13º salário e Natal podem influenciar
A Black Friday deste ano irá registrar um crescimento estimado de 9,1% no faturamento em relação a 2023. O período que abrange a data promocional, de quinta-feira (28/11) a domingo (1/12), também poderá registrar um faturamento de R$ 9,3 bilhões no comércio eletrônico brasileiro segundo a Neotrust Confi, empresa de soluções de inteligência para o varejo on-line.
A empresa também aponta algumas categorias que devem ser destaque no período comercial, como Eletrodomésticos, Moda e Acessórios, Saúde, Ar e Ventilação e Beleza e Perfumaria. Já outras devem apresentar pouco crescimento, como Móveis, Pet Shop e Alimentos e Bebidas; ou até mesmo queda, como Telefonia.
Na Black Friday de 2023, o e-commerce faturou de quinta a domingo R$ 8,52 bilhões em todas as categorias de produtos, uma queda de 2,4% em relação a 2022. Em número de pedidos, foram 16,01 milhões, número que também representou queda em relação ao ano anterior, de 9,3%. Já o ticket médio foi de R$ 530,80, um aumento de 7,6% em relação a 2022. Se olharmos para o mês de novembro como um todo, o faturamento foi de R$ 34 bilhões em todas as categorias de produtos (queda de 0,22% em relação a novembro de 2022); 83,16 milhões de pedidos (queda de 10,1%) e ticket médio de R$ 408 (aumento de 10,9% em relação a 2022).
Já os números dos três primeiros trimestres de 2024 mostram que o varejo digital brasileiro voltou a crescer após a retração de 2023, o que é um sinal positivo para a Black Friday de 2024. O faturamento do período é de R$ 235 bilhões no e-commerce (aumento de 13,8% em relação ao mesmo período de 2022); foram 863,1 milhões de pedidos (aumento de 15,4%) e ticket médio de R$ 272,80 (aumento de 1,4% em relação a 2022).
“E há bons motivos para haver boas vendas na Black Friday 2024 deste ano. A data oficial, 29 de novembro, encosta no último dia do mês, que por sua vez casa com o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade com o Natal, que podem fortalecer os gastos do consumidor. Além disso, o ano de 2024 apresentou aumento de faturamento de 13,8% até aqui. Black Friday cada vez mais deixa de ser um evento de um dia só para se tornar algo que impacta o e-commerce em todo o mês de novembro”, comentou Juliana Lorenzetti, diretora de growth da Confi.
De acordo com a executiva, “a entrada dos marketplaces chineses fez com que algumas campanhas surgissem no Brasil, como o 11 de novembro, que é o Dia do Solteiro na China. Com isso, eles antecipam promoções nesta data também. Há a intenção de aproveitar mais o mês também, com assim o varejo nacional se adequa à campanha do concorrente”.
Outro fenômeno citado pelo estudo da Confi é a constante queda nas vendas de telefonia, categoria marcada principalmente pela mudança de comportamento dos consumidores. “A pandemia e pós-pandemia ensinou muito o consumidor a comprar online. Na parte de telefonia, quando vemos os avanços da tecnologia, não há tantos incentivadores para mudar, por isso o cliente tem demorado mais a trocar de celular”, concluiu Juliana.