Murillo Biancalana, gerente de marketing da Swedish Match no Brasil

Fiat Lux  avança na transformação digital

Cultura, canal de vendas e análise de dados compõem o movimento na centenária organização 

A Fiat Lux, empresa fundada há 119 anos e controlada hoje pelo grupo sueco Swedish Matcha, anunciou a adoção de iniciativas que visam acelerar a sua jornada de transformação digital. “Manter uma empresa relevante ao longo de mais de cem anos requer um olhar atento ao negócio e outro nas necessidades do consumidor. Com essa perspectiva, a Fiat Lux, líder centenária na produção e comercialização de fósforos e que também detém posições relevantes em outros produtos para uso doméstico, churrasco e higiene pessoal, adotou uma estratégia na qual o consumidor é o grande protagonista”, explicou Murillo Biancalana, gerente de marketing da Swedish Match no Brasil.

De acordo com o executivo, a transformação digital da organização se baseia em três pilares: cultura, canal de vendas e análise de dados. “Sendo a cultura o processo pelo qual a empresa precisa passar para entender esse movimento de digitalização. Enquanto o canal de vendas voltado para as ações tomadas para deixar a marca disponível nos novos canais de compra para consumidores e varejistas. E, por fim, a análise de dados, pilar que será responsável por municiar a empresa com todo o entendimento da jornada do consumidor e, com isso, trazer insights de como avançar no sentido de proporcionar a melhor experiência ao consumidor, além de alavancar os resultados”.

Player do e-commerce

Estar presente no ambiente digital era um dos passos mais importantes nessa transformação, razão pela qual a Fiat Lux, que até 2020 tinha toda a sua estratégia de vendas voltada para as lojas físicas do comércio varejista, estabeleceu a meta de se tornar um importante player no e-commerce.  O gerente de marketing explica que “neste início de ciclo estamos buscando parceiros estratégicos, marketplaces, para nos suportar no novo canal de vendas digitais. Nosso principal aliado nesta fase é a plataforma Inventa Shop, na qual já temos 100% do nosso mix de produtos cadastrados. A continuidade desse projeto engloba ainda outras plataformas com as quais já estamos em conversas avançadas. Como segundo passo nessa jornada, pretendemos investir na construção de um e-commerce próprio para suportar duas frentes estratégicas: maior disponibilidade de produtos e maior agilidade nas entregas.”

A companhia considera que mais do que uma atualização ou a busca por maior competitividade, passar pelo processo de transformação digital é uma questão de sobrevivência no mercado. “Não se trata apenas de levar mais tecnologia ou vender de forma digital. O grande desafio é implementar uma cultura mais digital dentro da organização e dessa forma, continuamente, buscar melhor desempenho”, avalia Biancalana que ainda aponta outros pontos que devem ser encarados com atenção durante esse processo. “Precisamos nos acostumar a usar os dados para agilizar a tomada de decisões, além de trazer as ferramentas certas para otimizar os processos”, complementou Murilo.

Muito mais que fósforos

Para o executivo, a notoriedade da Fiat Lux vem da sua tradição e liderança no mercado de fósforos  construídas ao longo dos últimos 119 anos. No entanto, um dos grandes objetivos da empresa ao apostar no processo de transformação digital é mostrar para o mercado que a Fiat Lux é muito mais que fósforo.

Até 1997, a empresa produzia e comercializava apenas os fósforos da marca Fiat Lux e os isqueiros da marca Cricket. A partir daquele ano, a companhia deu início ao seu projeto estratégico de diversificação do portfólio com o lançamento de lâminas de barbear e, na sequência, de barbeadores descartáveis sob a marca Fiat Lux Flexor. “Daí em diante, o projeto ganhou uma dinâmica contínua e perseverante na busca de novas categorias, com objetivo de atender aos interesses dos consumidores, mas sempre em sinergia com a linha de atuação da empresa”.

Atualmente, o seu extenso portfólio contempla diversas marcas, como Fiat Lux que, além dos fósforos, conta ainda com uma linha de acendedores, carvão, palitos, espetos de bambu, velas, papel-alumínio, filme de PVC, sacos para lixo, prendedores de roupa e outros produtos de bazar para uso doméstico; a Fiat Lux Flexor, que oferece lâminas e aparelhos de barbear; Fiat Lux Forza, composta por pilhas comuns e alcalinas; Fiat Lux Ilumina, que possui lâmpadas de LED e fluorescentes; além da já citada Cricket, que comercializa isqueiros descartáveis. 

Com o processo de digitalização, a expectativa é que dentro de um ano a companhia colha os primeiros resultados que incluem aumento na capilaridade na distribuição dos seus produtos e, como consequência, elevação das vendas pelos canais digitais ao patamar de 5% de todas as operações. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima