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Omar Jarouche, CMO da Cobli

Gestão tecnológica de frotas em prol dos clientes finais

CMO da Cobli descreve as novidades da fleettech que permitem racionalizar a logística, diminuir acidentes e potencializar o e-commerce

Paralelamente à explosão do e-commerce, a logística vem se sofisticando com vantagens para os dois lados do balcão – empresas e consumidores. Um dos exemplos dessa nova realidade é o lançamento feito pela Cobli de uma solução de videotelemetria embarcada nos veículos de transporte de carga. Batizado de Cobli Cam, trata-se de um conjunto de câmeras que ajudam tanto o motorista quanto o gestor de logística na redução de acidentes e de custos, entre outras vantagens, graças ao uso de inteligência artificial. Ao participar hoje (11), da 539ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA, Omar Jarouche, CMO da startup especializada em descomplicar e potencializar a gestão de frotas, pôde detalhar de que forma a tecnologia vem ajudando inclusive a desatar os nós da chamada last mile, estratégia que permite entregas rápidas e seguras ao consumidor final.

Lembrando tratar-se de uma fleettech nascida há cinco anos para atuar especificamente na vertente B2B, o executivo ressaltou, de início, o objetivo de atender gestão de frotas de quaisquer dimensões, colocando-as em rede. Chamando a atenção para a importância adquirida por esse trabalho, tanto os de longa distância quanto os da última milha, Omar falou da existência de equipamentos capazes de conectar de forma inteligente os gestores à veículos de todas as dimensões, de motos à carretas. De posse dos dados capturados nesses sistemas, é possível administrar e otimizar o uso da frota, de poucos a milhares de veículos, ao se evitar acidentes, usos mais eficientes, redução de custos, melhor aproveitamento do equipamento, etc.

Ao enfatizar que o objetivo é, e será sempre, o de provocar, na ponta, uma melhor experiência aos consumidores finais, o executivo foi indagado se, além de buscar soluções inteligentes para essa gestão, haveria também uma tendência à terceirização do serviço. Na sua opinião, esta opção também é inteligente, pois trata-se de colocar toda a administração da logística de transporte nas mãos de organizações cujo core business é exatamente essa expertise. De qualquer forma, o CMO vê como inevitável o momento de disruptura que fez nascerem organizações como a Cobli, diante das transformações surgidas com a relevância adquirida pelo e-commerce, exigindo de muitos varejistas uma excelência nos serviços de entregas, por exemplo, que até pouco tempo atrás sequer eram imaginadas.

Por isso, a maior parte dos clientes da Cobli, hoje, é formada exatamente por frotas de veículos leves atuando nas cidades, tanto para entrega de produtos ou prestação de serviços – como os de telecomunicações, entre outros.

“Com esse mercado ganhando maturidade, surge naturalmente a necessidade de incrementar tecnologia. Uma profissionalização que aponte para o ganho de eficiência que dependerá, cada vez mais, de uma gestão de frotas inteligente e eficaz, em favor da empresa e dos clientes finais.”

No caso da Cobli, surgida um pouco antes da pandemia, a demanda cresceu exponencialmente durante a crise, elevando rapidamente o número de colaboradores a mais de 400, espalhados pelo país, sendo mais de um quinto deles especialistas com algum nível de sofisticação tecnológica.

Anunciando que a organização planeja investir mais R$ 30 milhões, nos próximos 12 meses, em pesquisa e desenvolvimento, Omar afirmou que no  road map constam tanto lançamentos de novidades quanto a otimização dos recursos tecnológicos já oferecidos no mercado. Citando um exemplo do que já existe, neste caso voltado para auxiliar na redução de custos, Omar mencionou o driver score, que proporciona o ranqueamento dos melhores e piores motoristas, seja em termos de economia de combustível, uso do equipamento, etc. “O objetivo final é possibilitar ao gestor orientar os profissionais para aprimoramento do desempenho, conquistando resultados. Mas, há uma segunda alavanca que é ainda mais importante, a redução de acidentes. Ao oferecer gatilhos e alertas ao gestor da frota, sobre excesso de velocidade ou quaisquer comportamentos inadequados à direção, permite-se que este realize ações preventivas junto aos condutores dos veículos.” Sem contar que isso salva vidas, já que, de acordo com pesquisas recentes, afirmou ele, mais da metade dos acidentes de trânsito ocorrem por imprudência dos motoristas.
Ele destacou também que a tecnologia auxilia nos processos de racionalização e melhor administração do tempo, favorecendo a oferta de melhores experiências aos clientes finais. E, esclarecendo sobre a gama de produtos da empresa, Omar ressaltou que o que já oferece tradicionalmente é a telemetria, que pode tanto ser plugada ao sistema da companhia ou embarcada no veículo. Entretanto, ontem (10), a fleettech anunciou oficialmente o lançamento da Cobli Cam, equipamento de vídeotelemetria que, além de apresentar os recursos de gestão já apontados, possui um conjunto de duas câmeras, uma apontada para a cabine e outra para a via do trajeto. “Além do acompanhamento em tempo real, com emissão de alertas eletrônicos, fica tudo gravado, permitindo que, através de inteligência artificial, os trechos mais relevantes do que ali foi registrado sejam indicados para análises.”  Pelos testes já realizados, assegurou Omar, houve uma elevação de 70% no uso de cinto de segurança, 80% menos acidentes, entre outros benefícios.

por fim, o CMO pôde, ainda, dar detalhes de questões estratégicas, jurídicas e comportamentais envolvendo a novidade, além dos motivos que têm levado a startup a dobrar de tamanho a cada ano e os projetos de incrementos tecnológicos nos produtos da empresa. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 538 lives realizadas desde março de 2020. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerra a semana amanhã (12), com o Sextou, que tratará do tema  “Inovação: Antecipando tendências no digital para surpreender”, com a presença de Bruno Vasconcellos, diretor de e-commerce e canais remotos da TIM, Camila Conti, gerente de marketing de Kibon e Márcio Sanitá, diretor de comunicação e serviços ao cliente da Braskem.

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