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Gigantes de tecnologia dominam ranking de marcas valiosas

Os gigantes da tecnologia Google, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook ocupam os cinco primeiros lugares na edição 2017 do BrandZTM das Top 100 Marcas Globais Mais Valiosas, divulgada pela WPP e Kantar Millward Brown. A Amazon registrou o maior crescimento do valor em dólar de todas as marcas das Top 100, aumentando US$40.3 bilhões (+41%) e chegando ao valor de marca de US$139.3 bilhões, ocupando a quarta posição no ranking.
Google, Apple e Microsoft se mantiveram entre os Top 3, aumentando o valor de marca em 7% para US$245.6 bilhões; em 3% para US$234.7 bilhões e, em 18% para US$143.2 bilhões, respectivamente, comparado com o ano passado. Facebook ocupa o quinto lugar, com crescimento de 27% passando para US$129.8 bilhões. Um ponto a destacar é que 25% do valor total das Top 100 marcas mais valiosas do BrandZ é composta pela soma dos valores combinados das Top 5, o que reforça a importância no cenário atual de negócios.
Outros destaques do ranking deste ano incluem a marca chinesa Tencent (número 8), impulsionada pelo aumento do uso de sua plataforma social WeChat que entrou no Top 10 pela primeira vez, com aumento no valor de marca (27%, US$108.3 bilhões). Adidas foi a marca com percentual de crescimento mais rápido (+58%, US$8.3 bilhões), seguida pela marca chinesa Moutai (+48%, US$17 bilhões).
“Vivemos na era dos gigantes da internet que desenvolveram ecossistemas cada vez maiores, que se conectam com os consumidores para tornar a vida mais fácil, simples e melhor. A tecnologia centrada no consumidor redefiniu nossas expectativas, e agora sabemos com certeza que produtos, serviços, ferramentas e conteúdo estão imediatamente disponíveis ao nosso alcance. Essas marcas também demonstram grande elasticidade – elas têm confiança e se sentem confortáveis em novos territórios e novas categorias para desenvolver e expandir suas bases de clientes”, comentou Valkiria Garré, CEO da Kantar Millward Brown. O ranking BrandZ combina, globalmente, entrevistas com mais de 3 milhões de consumidores, análise de resultados e análise de performance de cada empresa (usando dados da Bloomberg e da Kantar Worldpanel).
Este ano, o valor total das Top 100 marcas cresceu 8% chegando a US$3.64 trilhões, comparado com 3% em 2016. O número de marcas que valem mais de US$ 100 bilhões aumentou de seis para nove. O valor total das marcas que integram o ranking aumentou 152% comparado a 2006 (seu primeiro ano), e sua composição se deslocou para marcas de tecnologia inovadoras, centradas no consumidor, com enorme alcance e poder de construção de marca. O Top 10 da BrandZ em 2017 vale quase tanto quanto o Top 100 total em 2006 (US$ 1,42 trilhões vs US$ 1,44 trilhões) e cresceu + 249% em valor, em comparação com + 152% para o Top 100 como um todo.
Confira as tendências que se destacam no ranking BrandZ Global Top 100 deste ano:
– Os ecossistemas de tecnologia centrados no consumidor tornam as marcas indispensáveis. Os consumidores podem realizar cada vez mais uma série de atividades, desde compras online até assistir a televisão, sob a bandeira de uma marca e em vários dispositivos. Esta conveniência para os consumidores também permite que as marcas mais poderosas minimizem o risco de perda de consumidores.
– As novas marcas estão cada vez mais globais, permitindo-lhes crescer rapidamente. A tecnologia permite que as empresas apresentem suas ofertas globalmente desde o primeiro dia. Isto está promovendo uma nova geração de empreendedores, que não está restrita pelos limites geográficos ou setoriais que tradicionalmente limitaram a velocidade e a escala de crescimento.
– Empresas tradicionais não tecnológicas estão adotando a tecnologia para inovar e aumentar o apelo para consumidores. A Adidas, marca de mais rápido crescimento, introduziu a impressão 3D para produzir seus calçados, por exemplo, enquanto a marca de fast food Domino´s Pizza oferece aos clientes um rastreador de pedidos em tempo real.
– Uma boa comunicação coloca as marcas na ponta da vantagem competitiva. As três maiores com comunicações mais fortes (incluindo McDonald´s e L´Oréal Paris) aumentaram 196% em valor, comparado com 47% para as três menores. Isso ocorreu, pois elas amplificaram com sucesso a diferenciação que criaram.

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