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Grendene aumenta em 380% as vendas on-line

Alexis Rockenbach, COO da Compass

A pandemia antecipou a necessidade da Grendene de reestruturar a plataforma de e-commerce de dez de suas marcas, no Brasil e internacionalmente.  O projeto, realizado pela Compasso, com soluções de nuvem para e-commerce da Oracle Commerce Cloud, levou dez meses e replicou no virtual a experiência de compra das lojas físicas. Como resultado, o  grupo teve um aumento de mais de 380% nas vendas virtuais em 2020, com o atendimento da demanda gerada pela pandemia de Covid-19.

O principal objetivo da Grendene era internalizar o domínio dos dados que permitem personalizar a experiência de compra do consumidor, oferecendo sugestões com base nas pesquisas e acessos. Com a ajuda da Compasso, o grupo brasileiro, que está presente em 90 países, passou a ter controle dessas informações e oferecer atendimento exclusivo ao usuário, em uma abordagem omnichannel. “Para nós, a agilidade foi essencial, já que o processo foi acelerado pelo fechamento das lojas físicas em função da pandemia. E a Compasso aceitou o desafio, com a entrega da primeira loja, da marca Zaxy, em apenas 72 dias”, detalhou  Christian Seidl, head de digital commerce da Grendene.

De acordo com o executivo, “a Compasso foi uma parceira fundamental para o desenvolvimento dos sistemas on-line da marca Grendene na plataforma Oracle Commerce. As equipes de desenvolvimento, trabalhando com uma metodologia ágil, tiveram um impacto significativo no nosso sucesso durante o lançamento de 10 operações de e-commerce (B2C e B2B) em 10 meses. Implementamos sites nos Estados Unidos e no Brasil, e ainda temos planos de explorar o mercado Europeu e outros em breve”. 

Parceria contínua
O resultado foi um aumento de 30% a 80% na taxa de conversão entre os e-commerces das marcas. Atualmente, são oito operações de e-commerce B2C e duas B2B. “A transformação na experiência de compra fez com que  os canais on-line de Zaxy e Rider, as primeiras marcas internalizadas, avançassem 117% e 380%, entre novembro e dezembro, na comparação com 2019. Com apenas 30 dias de operação do omnichannel, a Grendene gerou o equivalente a 60% da receita do ano anterior, quando comparada com a operação terceirizada”, finalizou.

Por sua vez, Alexis Rockenbach, COO da Compasso, comentou que a empresa concebeu todo o projeto, desde a definição de arquitetura das soluções e a criação de layout, até a etapa de testes e publicação. “Também somos responsáveis pela sustentação das lojas virtuais. Nosso trabalho e parceria são contínuos, priorizando sempre a agilidade e a entrega de uma boa experiência ao cliente final. Mesmo com o desafio imposto pela pandemia, conseguimos superar nossas expectativas e o time da Compasso tem orgulho do trabalho desenvolvido com a Grendene.”

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