Com apoio da Adobe Experience Cloud e Accenture Song, GPA usa plataforma de dados para transformar a experiência do consumidor
O GPA anunciou que tem como meta, nos próximos meses, aumentar em mais de 30% a base de clientes premium e dobrar as vendas dos canais digitais até 2024. Como parte da estratégia para atingir esses objetivos, a companhia garante ser a primeira no varejo alimentar brasileiro a investir na tecnologia Real-Time Customer Data Platform, da Adobe Experience Cloud, que possibilita a hiperpersonalização da experiência do consumidor em escala.
Mais do que a aquisição da nova solução martech, o GPA, em parceria com Accenture Song, está adotando uma estratégia para que a Real-Time CDP seja o centro das áreas martech da companhia. “Nosso time digital está liderando a implementação da solução na empresa, mas o impacto atinge todas as áreas, uma vez que essa ferramenta permite a personalização da experiência do consumidor em escala”, explicou Marcelo Rizzi, diretor executivo de digital e transformação do GPA.
Rizzi ressalta também que a companhia buscava uma maneira de se comunicar com toda a base de clientes de forma personalizada para potencializar a eficácia das comunicações de marketing em larga escala para as bandeiras Pão de Açúcar e Mercado Extra. “Estamos empolgados com os primeiros resultados, já vemos um ganho relevante de receita por impacto. Com a plataforma, conseguimos ser mais assertivos nas comunicações com os clientes e, com isso, conseguimos otimizar os custos das ações de marketing. Os clientes são impactados a todo momento por diversas marcas. Por isso, queremos que a nossa comunicação seja mais relevante e surpreenda positivamente os clientes, com um alto nível de hiperpersonalização”.
Os desafios da nova estratégia
Para criar e implementar a nova estratégia centrada no uso da Real-Time CDP, o GPA contou com o apoio da Accenture Song, empresa líder global de consultoria de otimização de operações por meio da transformação digital. O managing director da Accenture Song, Fabio Nantes, explica que, entre os desafios, está a unificação de todos os canais na visão interna do GPA, uma vez que os dados estavam distribuídos em diversos silos, e a nova tecnologia demanda integração, para ser a única fonte de dados dos milhões de consumidores da companhia. “Para essa entrada de dados, utilizamos o Data Hub corporativo de toda a jornada do consumidor multicanal como fonte de alimentação da Real-Time CDP da Adobe”.
O especialista destaca que essa estratégia é uma evolução de outros conceitos bem consolidados na indústria martech, por isso coloca o GPA em posição de pioneirismo no varejo alimentar. “Por ser um projeto inovador, a metodologia de ‘testar e aprender’ de forma ágil é um fator relevante para o alcance das metas estabelecidas”.
Potencial tecnológico
Enquanto João Paulo Vezzoli Jr, diretor executivo de contas de varejo da Adobe Experience Cloud, explica que a Real-Time CDP é uma tecnologia de ponta que usa inteligência artificial e aprendizado de máquina para apoiar as empresas em suas estratégias de marketing, personalizando experiências em tempo real. “Um ponto relevante dessa tecnologia, além de toda inteligência embarcada, são os pilares de governança, segurança e privacidade nos acessos às informações. Além disso, como a Adobe investe de forma constante na evolução de tecnologias, é nosso papel também guiar os nossos clientes em toda a jornada de transformação digital, aproveitando o imenso potencial de nossas soluções”.