Aproveite. Ainda dá tempo de inscrever seu case

O canal para quem suspira cliente.

São Paulo, Brasil - 22 de fevereiro de 2024, 04:28

Hospital Paulista cria ambiente sensorial

Projeto “Hospital Sensorial” promete transformar experiência do paciente e intensificar humanização do atendimento

O Hospital Paulista de Otorrinolaringologia anunciou o lançamento do projeto “hospital sensorial”, com a humanização de seu ambiente. Segundo Roserly Fernandes, gerente de marketing e relacionamento médico da instituição, “criar um ambiente acolhedor, utilizando para isso técnicas sensoriais, tem como objetivo tornar a experiência dos pacientes mais satisfatória, como, por exemplo, colocar nos ambientes do hospital uma fragrância exclusiva e agradável que possa estimular o olfato e, com isso, criar uma experiência positiva e única”.

De acordo com a executiva, “o sentido do olfato, por exemplo, vai além do odor captado pelas narinas, pois tem relação direta com o processamento das emoções e com o armazenamento de lembranças e de memórias. Para isso, foi contratada uma empresa especializada em sensações e aromas, com tecnologia de padrão internacional, para o desenvolvimento de uma fragrância exclusiva para marcar a experiência dos pacientes. Difusores eletrônicos foram instalados nos ambientes do hospital”.

Já o sentido da audição é estimulado por meio da música ambiente. “Ampliamos um pouco mais essa experiência sensorial, pois, além do aroma personalizado, complementamos com a música ambiente, que estimula o sentido da audição. Estudos científicos comprovam que a música melhora o fluxo sanguíneo, por diminuir os níveis de hormônios relacionados ao estresse, como cortisol, e alivia a dor. Por isso, para além das dependências comuns, as salas cirúrgicas também foram equipadas com um sistema interno de som, acionado via bluetooth. O aspecto da qualidade sensorial do paladar também foi melhorado, inclusive, com a inauguração de um café no espaço”, detalhou a gerente.

Sensação de bem-estar
Para Andrezza dos Santos, que passou por uma cirurgia recentemente no Hospital Paulista, o odor agradável e a música ambiente são perceptíveis para os pacientes internados e proporcionam uma sensação de bem-estar e acolhimento. A música também tem sido terapêutica para os pequenos pacientes, que são acalmados durante o processo pré-cirúrgico com músicas infantis.

Segundo Roserly, todas essas ações sincronizadas tornam o Hospital Paulista o primeiro hospital sensorial do Brasil. “Por se tratar de um hospital especializado em Otorrinolaringologia, ampliar esta experiência sensorial junto aos clientes faz todo o sentido, e o melhor de tudo é que os resultados do projeto junto aos pacientes, colaboradores e médicos têm sido positivos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima