Eric Simão, gerente de customer experience da Logicalis

IA generativa à frente da revolução na experiência do cliente

Empresas que adotam essa tecnologia estão em posição privilegiada para atender às demandas cada vez mais sofisticadas dos clientes e impulsionar a fidelização de forma automatizada

Autor: Eric Simão

A Inteligência Artificial generativa, sem dúvida, vem se tornando um forte agente transformador em variados setores. Entre seus inúmeros benefícios, pode revolucionar a forma pela qual as empresas interagem com seus clientes, proporcionando uma experiência do cliente (CX) sem precedentes. 

A capacidade da IA generativa de usar linguagem natural (LNP) para reproduzir conversas semelhantes às humanas em chatbots, por exemplo, não é ficção, é realidade e tem implicações profundas na maneira pela qual as empresas abordam o atendimento ao cliente. 

Os chatbots tradicionais, embora úteis, muitas vezes parecem mecânicos e podem deixar os clientes insatisfeitos, abandonando a interação. Com a IA generativa, eles se tornam muito mais sofisticados, entendem o contexto das perguntas e respondem de maneira natural, como se estivessem conversando com um representante humano. Isso não apenas economiza tempo e recursos, mas provoca especialmente uma satisfação significativamente maior.

Mas a IA generativa não para por aí. Ela não apenas aprimora as interações com os clientes, mas também é provável que gere novos indicadores de CX, certamente revolucionários. O mais interessante é que possibilitará às empresas medirem com precisão a satisfação, não apenas com base em respostas simples, mas também analisando as emoções expressas durante a conversa.

Todos esses avanços permitem uma compreensão mais profunda do cliente e insights valiosos sobre como melhorar os serviços e produtos. Além de poder analisar o momento do cliente durante a conversa, identificando oportunidades de cross-selling, up-selling e até mesmo recomendações personalizadas.

Customer success

Vamos além! Imagine que IA generativa também abre portas para a criação de profissionais de customer success virtuais em tempo real. Esses assistentes virtuais poderão monitorar continuamente o comportamento do cliente e interagir proativamente para garantir que sua jornada seja satisfatória. Eles vão responder a perguntas, solucionar problemas e fornecer informações relevantes, tudo em tempo real. Isso não apenas melhora a experiência do cliente, mas também produz um incremento significativo de receita para os negócios, na medida em que os clientes são orientados na direção certa.

A IA generativa está mudando o cenário do atendimento ao cliente, oferecendo um nível de personalização e eficiência que antes era impensável. As empresas que adotam essa tecnologia estão em posição privilegiada para atender às demandas cada vez mais sofisticadas dos clientes e, ao mesmo tempo, impulsionar o seu crescimento e a sua fidelização de forma automatizada. 

São muitas as vantagens do uso de IA generativa em CX. Entre elas, alto encantamento de clientes, por meio de humanização, tratativas personalizadas, plano de ação, acessibilidade/diversidade, categorizações, eficiência operacional e redução de erros, análises e decisões complexas em tempo real e agilidade na adoção de estratégias de negócios. O céu, de fato, é o limite para o atendimento altamente personalizado.

Eric Simão é gerente de customer experience da Logicalis.

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