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André Nunes, head de produto do Iguatemi 365

Iguatemi 365 migra marketplace com foco em experiência multicanal

Canal digital tem 93% de performance após lançamento da ferramenta Fatstore implementada pela Quality Digital

O Iguatemi 365 anunciou o alcance de 93% de performance score após a opção feita pela solução FastStore da VTEX, ecossistema brasileiro de comércio eletrônico, implementada pela Quality Digital. A plataforma, criada para proporcionar uma experiência multicanal, aproveitando a estrutura das lojas dos shoppings, integrando os estoques e respeitando a precificação dos lojistas, nasceu em 2019 no modelo de e-commerce evoluindo para marketplace em 2020. “Em 2022, após o amadurecimento do negócio e diante de uma mudança de estratégia e modelagem de negócios, a empresa buscou no mercado uma solução mais moderna e focada no viés de performance. A evolução do negócio de e-commerce para marketplace exigia muitas customizações, por isso, decidimos migrar para esta tecnologia, que apresentou soluções para questões que impactam diretamente o cliente final como performance, escalabilidade e integração”, explicou André Nunes, head de produto do Iguatemi 365.

A FastStore, solução da VTEX, é composta por um kit de ferramentas fullstack, englobando um conjunto de bibliotecas de código aberto, voltadas para construção de lojas de alto desempenho. Permite que desenvolvedores criem soluções de e-commerce abrangentes e exclusivas, suportando integrações com plataformas headless – em que front-end e back-end são desacoplados –, além de conferir muita liberdade na customização. A solução possui arquitetura Jamstack, desenvolvida com o objetivo de criar sites e aplicativos com melhor funcionamento, mais rápidos e seguros, fáceis de escalar e com capacidade de oferecer uma melhor experiência de desenvolvimento. “Com o FastStore e nosso conhecimento nesta tecnologia desenvolvemos uma arquitetura escalável, flexível e que trouxesse benefício ao negócio a longo prazo”, assegura Fábio Feichtinger, CTO da Quality Digital, empresa que prestou consultoria e realizou a migração do marketplace do Iguatemi 365.

A experiência de compra no marketplace Iguatemi 365 nasceu para atender as necessidades das lojas do shopping, portanto, a operação completa visa atender ao consumidor final até os próprios lojistas. Ou seja, desde o momento da compra, passando por todos os trâmites de confirmação de carrinho, gateway de pagamento, notificação do seller (loja responsável pela entrega do pedido), separação e envio dos produtos para a casa do cliente, hoje todas as etapas são contempladas na solução.

Migração com foco no cliente

O projeto contou com o suporte da equipe da VTEX, Quality Digital e mais 100 profissionais do time Iguatemi 365, que se empenharam em proporcionar o time-to-market mais rápido possível, para ampliar a experiência do usuário na jornada de compra e recuperar receita. “Quando olho para as métricas estritamente de produtos, todas estão se confirmando. O tempo de carregamento dentro do benchmark de mercado, que gera uma experiência positiva e reduz a quantidade de clientes que acessam o e commerce e acabam saindo sem fazer nenhum tipo de navegação e o NPS (Net Promoter Score), que mede o grau de satisfação dos consumidores com a sua marca. Desde a migração de plataforma, hoje, historicamente, o NPS de navegação dos nossos produtos está no ponto mais alto. Nossos clientes têm sinalizado uma experiência positiva, e começamos também a ver mudanças significativas em relação à conversão e ticket médio, devido a facilidade na hora de encontrar o produto”, detalhou Nunes.

Para atravessar os desafios do projeto, como aceitar sugestões e questionamentos atreladas às regras de negócios, foi necessário quebrar alguns paradigmas, e nesse momento a confiança na solução e na equipe da Quality Digital ponderou para o Iguatemi 365. “Tivemos longas conversas na hora de repensar as regras para os negócios, mas tanto executivos de nível sênior, quantos os arquitetos de desempenho da Quality Digital, discutiram comigo para entender as funcionalidades e os caminhos mais assertivos, além do benchmark de outros clientes que já tinham atendido, permitindo reagirmos no tempo certo e lançarmos o marketplace em apenas cinco meses”, ressaltou o executivo.

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