Inovação mais perto das pequenas empresas

0
1


Mais de 47 mil empresas atendidas e 26 instituições credenciadas para prestar consultorias sobre tecnologia e inovação a empresas de todo o estado. Esses são alguns dos resultados obtidos pelo Sebrae-SP depois de um ano de lançamento de seu Edital de Consultoria Tecnológica. “O Edital unificou os cinco programas desenvolvidos pelo Sebrae-SP em uma única linha com sete modalidades de atuação. Isso facilitou o acesso das MPEs a esses serviços, e também otimizou a oferta por parte das instituições de ensino, pesquisa, desenvolvimento e extensão tecnológica”, comenta Marcelo Dini Oliveira, gerente da unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae-SP.

Os atendimentos às micro e pequenas empresas por meio do edital começaram em março de 2006, e atingiram a casa de 47 mil em dezembro, mais do que no ano de 2005 inteiro (46 mil atendimentos). Entre os atendimentos realizados, destacam-se 12 mil no setor agropecuário, 10 mil no setor de produção de alimentos e bebidas, cinco mil no comércio varejista de objetos pessoais, 4,5 mil no comércio varejista de vestuário e acessórios, e 3,3 mil no setor de bares e restaurantes.

“A ampliação do número de entidades cadastradas (de 15 para 26) possibilitou a realização de atendimentos locais, com maior agilidade e eficiência. Além disso, os escritórios regionais ganharam melhores condições para trabalhar as ferramentas de consultoria, o que melhorou sua disseminação entre as empresas”, comenta Antônio Carlos Larubia, técnico da unidade de Inovação do Sebrae-SP.

No escritório de Sorocaba, por exemplo, os atendimentos mais que dobraram entre 2005 e 2006 (de 1,1 mil para 2,8 mil). “Com um número maior de parceiros, em diferentes municípios, conseguimos atender empresas de segmentos nunca antes trabalhados como metal-mecânica, ferramentaria, construção civil e turismo”, comenta Renato Domingues de Moraes, técnico do Escritório Regional de Sorocaba. Além dessa região, instituições dos municípios de Bauru, Santos, Barretos, Ituverava, e até mesmo de outros estados, como Paraná e Rio de Janeiro estão entre as novas cadastradas no Edital.