Ipiranga inaugura nova marca em posto e lança linha de produtos 

Aditivados Ipimax surgem como ampliação inicial do portfólio dentro do reposicionamento estratégico da empresa

A Ipiranga anunciou a inauguração da nova identidade visual como evolução do rebranding iniciado no mês passado, sendo o Posto Pilar do Tietê, em São Paulo, o escolhido para oferecer a nova experiência aos consumidores. Além da mudança da estrutura física, a empresa iniciou a oferta de novos serviços e produtos com foco na jornada dos clientes, apresentando a linha de produtos aditivados Ipimax, com foco na qualidade e rendimento, propondo tornar o portfólio da marca ainda mais completo.

“Nosso objetivo é ser uma grande parceira dos brasileiros em suas jornadas diárias. A virada de marca dos postos será feita de forma gradativa à medida que haja renovação ou expansão da rede Ipiranga no Brasil. As unidades trazem novidades arrojadas e alinhadas com aspectos ESG da Ipiranga. Trabalhamos para desenvolver soluções inovadoras que promovem o negócio dos nossos revendedores, além de ampliar nossa relação com os consumidores para além do abastecimento no posto”, assegurou Bárbara Miranda, vice-presidente de marketing e desenvolvimento de negócios da Ipiranga.       

Atributos valorizados

De acordo com a executiva, após realizar uma pesquisa com consumidores de todo o país, a Ipiranga identificou que qualidade e rendimento eram os atributos mais valorizados pelos consumidores que procuram por combustíveis aditivados. “Nesse sentido, para aperfeiçoar e desenvolver produtos com alta qualidade e que reforçassem o atributo rendimento – adotando o mote ‘máximo rendimento para você ir mais longe’ -, fomos até Londres, nos laboratórios da Innospec, uma das mais renomadas e modernas empresas químicas de aditivos do mundo. Enquanto especificamente para o etanol, o parceiro da Ipiranga para a nova formulação de aditivos foi a Basf, outra referência mundial no setor químico”.

Por cerca de um ano, foram realizados mais de 1.000 testes em laboratório, simulando ações do cotidiano do consumidor: pilotos profissionais testaram os novos combustíveis Ipimax por mais de 300 horas em diferentes cenários, como pistas esburacadas, estradas de terra, asfalto e pedra. O resultado foi a reformulação do pacote dos aditivos do portfólio de combustíveis aditivados da Ipiranga, com quatro produtos no portfólio para o consumidor final: Ipimax Gasolina, Ipimax Etanol, Ipimax Diesel e Ipimax Pro Gasolina.

Mencionando testes realizados nos laboratórios Innospec, Bárbara informou que a gasolina com os aditivos Ipimax apresentaram um rendimento superior a 4% no comparativo com a original, sem aditivos. “Por exemplo, em uma situação hipotética, em média, um tanque de gasolina original (50 litros) permite um rendimento de 450 km. Já, em média, um tanque de gasolina Ipimax permite um rendimento de 468 km. Ou seja, com um tanque de Ipimax, é possível rodar mais 18 km”.

Para o etanol, o pacote de aditivos foi completamente renovado, garantindo um rendimento de cerca de 6% se comparado com o etanol original. “Dado seu rendimento, os combustíveis da linha Ipimax emitem menos poluentes, já que, com a mesma quantidade de litros, o veículo roda mais quilômetros, versus os combustíveis originais”, afirmou a VP..

Novo Posto

Depois de apresentar seu novo propósito, o de “abastecer a vida em movimento”; renovar a identidade visual de seus negócios, lançar novos produtos, novos uniformes de VIPs e da Ipiranga Racing, em parceria com a BAW Clothing, foi iniciada a renovação dos postos, anunciada durante a convenção da empresa, em março deste ano.

O visual é caracterizado pelas cores da marca. O Amarelo Ipiranga predomina na cobertura do complexo, facilitando a identificação da marca na jornada do consumidor. Já o Azul Ipiranga indica todos os produtos à venda, enquanto o Laranja Ipiranga sinaliza as áreas de ofertas de serviços gratuitos, as “amabilidades”, como parklets, onde as pessoas poderão desfrutar de momentos de descanso, estacionamento para bicicletas e bebedouros convencionais e, até mesmo, espaço para pets. O novo posto também possui pisos diferenciados para sinalizar o espaço para pedestres.

No novo modelo de posto, a marca Ipiranga passa a ser o centro de todas as evidências e pontos de contato com o público. A testeira estará 40% maior, com o pingo da letra “i”, de Ipiranga, muito mais aparente, assim como o triângulo, que faz parte do novo grafismo da marca e poderá ser visto em diversos elementos visuais dentro do posto. A ideia é também oferecer uma experiência integrada de jornadas física e digital, que englobam AmPm, Jet Oil, abastece-aí, Km de Vantagens e pista de abastecimento, favorecendo uma maior integração e personalização do atendimento, tornando a experiência mais ágil e conectada.

Franquias Jet Oil

Segundo a executiva, “com mais de 1.100 unidades e estando entre as 20 maiores franquias do país, o Jet Oil, a troca de óleo dos postos Ipiranga, apresenta seu novo conceito e modelo que fortalecem sua proposta de valor e a sinergia com a marca Ipiranga. Uma nova jornada de atendimento mais fluida, transparente e exclusiva também faz parte das novidades na rede Jet Oil. Agora, o atendimento vai até a pista, saindo do box e apresentando ao cliente, de maneira proativa, um orçamento completo do check-up, com base na oferta de itens indicados pelas montadoras. Esse novo conceito potencializa a conversão entre pista de abastecimento e Jet Oil e consequentemente aumenta a lucratividade do franqueado”.

Além da nova forma de atendimento, o foco em sustentabilidade aparece como um fator importante para a marca. Através da venda de produtos a granel, o Jet Oil oferece ao consumidor a possibilidade de realizar a compra somente do volume necessário de lubrificantes, evitando o desperdício e eliminando o descarte de frascos de plástico. Com essa ação, o Jet Oil pretende reduzir o descarte de mais de 800 mil embalagens plásticas, por ano.

“O  conceito ESG está cada vez mais presente no novo modelo de posto, pois substituímos materiais que não eram tão adequados ao meio ambiente por opções apropriadas à reciclagem. São estruturas modulares, mais econômicas e eficientes, que permitem adequações de layout. Estar cada vez mais consciente de nosso papel em diversas frentes de sustentabilidade para que estes valores tenham sinergia com nossos negócios e com a demanda dos consumidores faz parte da estratégia dos nossos negócios”, concluiu Bárbara.

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