A Tata Consultancy Services (TCS), em associação com a Harvard Business Review Analytic Services, divulgou o novo relatório ‘Manufacturing Next: Intelligent, Agile, Automated, and Cloud-Enabled’ que reúne perspectivas sobre a natureza da transformação digital vivenciada por empresas da área de manufatura. O estudo inclui insights qualitativos de especialistas do setor acadêmico que estudam o segmento, de grandes fabricantes e analistas. De acordo com a pesquisa, empresas da área de manufatura estão transferindo o foco da eficiência operacional para a centralidade do cliente e para os serviços em todo seu ciclo de vida. Também estão migrando dos produtos tradicionais para versões mais inteligentes e das abordagens B2B para um modelo B2B2C mais integrado.
O relatório segue afirmando que essa mudança requer um apetite pelo risco que vem com a transformação dos negócios, investimentos significativos, gestão de mudanças, novas competências e talentos. Os principais fabricantes estão abraçando a transformação digital e atualizando seus modelos de negócios para se manterem à frente da concorrência. “Para que as tradicionais companhias de manufatura estejam preparadas para enfrentar empresas da nova era, é preciso transformar a cadeia de valor linear em um modelo integrado de ecossistemas colaborativos”, afirma Susheel Vasudevan, Head Global do grupo de negócios de Manufatura e Utilities da TCS. “Como parceiros de alguns dos principais fabricantes do mundo, estamos acompanhando essa mudança de perto à medida que participamos de suas transformações e os ajudamos a abraçar a inovação nos negócios liderada pela tecnologia.”