Segundo pesquisa da Pymnts, em parceria com o Google, os mais velhos lideram adoção das wallets para fins transacionais
As carteiras digitais estão se tornando cada vez mais parte da rotina dos brasileiros, pois a maioria (84%) afirma ter utilizado o serviço nos últimos 12 meses. Além disso, cerca de metade (47%) dos brasileiros já pagaram contas usando uma carteira digital no último ano, e 27% já utilizaram-na para compras online. É o que aponta o novo estudo da consultoria Pymnts, realizado em parceria com o Google, em cinco países: Alemanha, Brasil, Estados Unidos, França e Reino Unido.
O percentual de adoção do brasileiro é maior que a média internacional (74%). A pesquisa ainda revelou que os consumidores brasileiros mais velhos, em muitos casos, têm mais probabilidade de usar carteiras digitais do que outras gerações, especialmente para pagar. Segundo o estudo 51% dos baby boomers e idosos e 51% da geração X pagaram contas usando uma carteira digital, em comparação com 36% da geração Z; 31% dos baby boomers e idosos no Brasil pagaram por compras on-line usando carteiras digitais, em comparação com 20% da geração Z e 25% dos millennials.
Pensando na experiência em geral, a satisfação dos brasileiros com o uso das carteiras digitais é alta, com a maior parte (83%) dos entrevistados relatando estar muito ou extremamente satisfeitos. Além de pagamentos, as carteiras digitais estão sendo amplamente adotadas para verificar identidades, acessar serviços e apresentar documentos digitais: 15% dos usuários brasileiros utilizaram suas carteiras digitais para apresentar credenciais de identidade ou acesso, como cartões de membros ou documentos nacionais.
A geração millennial se destaca como a mais ativa no uso de carteiras digitais para fins não transacionais, com 18% utilizando-as para verificar suas identidades ou acessar serviços.A utilização de carteiras digitais para a verificação de identidade é uma prática comum no Brasil, com mais de 8 em 10 consumidores realizando esse processo no último ano, principalmente para transações bancárias, entregas de produtos e exames.
O uso desses gadgets para transações financeiras também está aumentando, com 44% dos consumidores brasileiros indicando que provavelmente utilizarão uma carteira digital para esse fim nos próximos três anos. Para o mesmo período, 34% dos respondentes afirmam que é provável que usem uma carteira digital para verificar suas identidades. No entanto, o uso de carteiras digitais para acessar ingressos de eventos ainda é relativamente baixo no Brasil, com apenas 13% dos consumidores indicando essa intenção, representando um potencial enorme transformação neste sentido.
Elisa Joia, head de operações de pagamentos do Google na América Latina, explica as vantagens do uso das carteiras digitais. “O brasileiro abraçou as carteiras digitais. Com o uso delas, eles ganham conveniência e reduzem significativamente os riscos de perder dinheiro ou ter os dados comprometidos. Além disso, as transações são ágeis e contam com diversas camadas de proteção, garantindo a tranquilidade dos usuários”.