Concorrência entre as plataformas do entretenimento se dará por preço e disponibilidade de títulos nos catálogos
De acordo com estudo divulgado pela NZN Intelligence, 84% dos consumidores brasileiros possuem dois ou mais serviços de streaming. Além disso, a sondagem identificou que cerca de 50% deles possuem assinatura em plataformas de música e vídeo, outros 44% só aderiram aos serviços de vídeo e 5% dos entrevistados assinam somente streaming em áudio. Ao consultar mais de 1.800 pessoas, o levantamento percebeu que nem a pulverização das plataformas de streamings têm separado o público desses serviços, pois 80% deles afirmaram que pretendem manter a tendência mesmo no pós-pandemia.
O estudo da NZN mostra também que a maioria (36,7%) dos assinantes possuem quatro ou mais serviços de streaming, seguidos de três (25,2%), dois (22,8%) e apenas um (15,3%). “O grande boom de assinantes de mais de um serviço foi impulsionado pela pandemia, pois 50% dos entrevistados assinaram pelo menos um novo serviço de streaming entre 2020 e 2021 e percebe-se, pelos números citados, que a grande maioria, mesmo com o fim da pandemia – cenário ainda incerto – não irão cancelar suas assinaturas”, ressaltou Tayara Simões, CEO da NZN.
Para a executiva, já é um fato indiscutível que o entretenimento por streaming permanecerá como um hábito ao redor do mundo nos próximos anos. “O próximo passo para as plataformas é a fidelização real desse público por meio do preço, mas principalmente pela qualidade de catálogo e lançamentos, já que segundo nosso levantamento, a maioria está interessada nas opções de títulos disponíveis (47,6%), em seguida no valor da mensalidade (37%) e, por último, na frequência de atualização da plataforma (15,5%)”.