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Melhora a qualidade de atendimento em bancos e plataformas

Pesquisa mensal da FGV – Toluna aponta também que o Itaú e Modalmais foram os mais bem avaliados nessas categorias

O índice de qualidade de atendimento de bancos e plataformas evoluiu positivamente, com 1.23%, em março de 2022, tendo como base o mesmo mês do ano passado. Os bancos tiveram aumento de 0.46%, enquanto as plataformas de 1.76%, sendo que Itaú e Modalmais foram os mais bem avaliados nessas categorias. Os dados fazem parte de pesquisa divulgada pelo FGVcef – Centro de Estudos em Finanças da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em parceria com a Toluna, realizada entre 4 e 6 de abril, com 500 respostas completas do questionário.

Os bancos apresentaram evolução negativa nos critérios eficiência, disponibilidade, realização e responsabilidade com destaque para disponibilidade com evolução negativa de -3.50%. As plataformas apresentaram evolução negativa apenas no critério responsabilidade, com todos os outros com evolução positiva. O destaque fica por conta do critério privacidade com evolução positiva de 3.41%.

A amostra revela que 47.20% (contra 46,82% de fevereiro) dos investidores que indicaram que usam bancos como primeira opção para investimentos, enquanto 52.80% (contra 53,18% de fevereiro) apontaram plataformas como primeira opção. Os números mostram estabilidade no uso de bancos e plataformas, talvez indicando uma tendência para essa estabilidade. O levantamento ressalta que o Nubank continua dominando a amostra, com 20% dos respondentes indicando ser ele a primeira opção para operações financeiras. O maior banco, Itaú, responde por aproximadamente 13% da mostra, tendo assumido a posição de banco com maior número de respondentes, anteriormente do Bradesco.

É importante olhar a evolução dos dados no futuro, mas a indicação atual é de prevalência das plataformas como principal caminho para os investidores brasileiros.

Evolução geral e individual
No geral, todos os critérios apresentaram evolução positiva, com exceção de Disponibilidade e Responsabilidade. Privacidade foi o critério com melhor evolução. Já no aspecto individual, com um volume maior que 10 respondentes, o Itaú foi o banco mais bem avaliado pelos clientes em março de 2022, seguido pelo Bradesco e Santander. Mas é interessante ressaltar que em termos de evolução foi também o Itaú que se destacou do lado positivo, com 4.83% de evolução em relação à fevereiro. Já o BB foi o que pior evoluiu, com queda de 5% na sua avaliação.

Nas plataformas, a Modalmais foi a mais bem avaliada, seguida pela Inter e XP. A Clear foi a pior avaliada e a que apresentou a evolução mais negativa com 2.34%. Já Modalmais e BTG foram os melhores em evolução positiva, com 8.21% e 7.20%, respectivamente.

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