O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.
Renato Migliacci, VP de Vendas da Adyen Brasil

Metade dos consumidores acham programas de fidelidade trabalhosos

Pesquisa da Adyen mostra que 68% dos varejistas oferecem recompensas para consumidores fiéis, com destaque para empresas de roupas e acessórios

Apesar dos benefícios gerados pelos programas de fidelidade serem atrativos para os consumidores, nem todos se mostram adeptos à estratégia. Metade deles (50%) acredita que os programas exigem tempo e esforço para valerem a pena, e 53% pontuaram que raramente recebem ofertas que realmente queiram. Para 45%, uma melhor experiência de compra é preferível a um programa de fidelidade. As informações fazem parte do “Relatório Varejo 2024”, da Adyen, especializada em tecnologia de pagamentos para grandes empresas, dando cona também que 72% dos consumidores brasileiros acreditam que os melhores programas de fidelidade são aqueles que oferecem desconto na próxima compra, e 60% dos entrevistados estão mais propensos a fornecer seus dados pessoais se receberem descontos em troca.

No Brasil, o segmento de roupas e acessórios é o que mais promove estratégias de fidelização aos consumidores, com 80% de aderência, seguido pelos setores de produtos de luxo (74%), esportes (72,5%) e eletrônicos (72%). A pesquisa, realizada junto ao Centro de Pesquisa Econômicas e de Negócios (Cebr), contou com a participação de 38 mil consumidores e 13 mil varejistas em 26 países, sendo 2 mil consumidores e 500 empresas apenas no Brasil.

“A atenção e preferência do consumidor são continuamente disputadas pelas marcas. O uso eficiente de dados é essencial para vencer essa batalha e construir programas de fidelidade pertinentes e eficazes. Para tanto, é necessário que as empresas analisem suas infraestruturas de CRM e de pagamentos para uma melhor integração de informações; Por meio da tecnologia, a integração desses programas à jornada de pagamento pode tornar o processo mais ágil e simplificado para o lojista”, explicou Renato Migliacci, vice-presidente de vendas da Adyen Brasil. O “Relatório Varejo 2024” apontou que, dentre as empresas que mantêm programas de fidelidade, 58% já adotam essa integração.

Empresas reconhecem desafios

O estudo também destaca a personalização como base para uma boa estratégia de fidelização e impulsionamento da experiência do consumidor, mas quase um quarto (23%) das empresas aponta que a falta de dados sobre o comportamento do cliente ainda é um desafio. No Brasil, duas em cada três (68%) empresas afirmam já ter programas para recompensar os clientes.

No entanto, 16% declaram não ter dados necessários para tomar decisões inteligentes sobre a fidelidade do cliente, enquanto outros 12% afirmam não possuir a tecnologia necessária para manter os programas. Ainda assim, 20% dos varejistas pretendem criar experiências personalizadas para sua base de clientes e outros 23% buscarão compreender o comportamento do cliente para personalizar a experiência com foco em aumentar receita em 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima