Inovação atende às necessidades particulares de um determinado grupo que pertence a um único nicho, criando plataformas e soluções altamente especializadas
Autor: Dario Perez
O ambiente corporativo está em constante evolução e disponibilizando cada vez mais soluções e inovações tecnológicas que possam trazer resultados qualificados e assertivos para as empresas, independentemente da sua área de atuação. Nos últimos anos, temos visto tecnologias diversas, como inteligência artificial, machine learning, IoT e Big Data sendo incorporadas e utilizadas em praticamente todos os processos internos.
Porém, um novo conceito, chamado MicroSaaS, tem ganhado espaço nas corporações e vem sendo uma das tendências mais promissoras nos EUA. Antes de tudo, é interessante falarmos sobre o SaaS, que é conhecido como um modelo de negócios de produto digital por assinatura, construído para serem empresas com crescimento acelerado, valor de investimento alto e capaz de atender diferentes segmentos, o que impacta diretamente no custo final para o cliente, que em alguns casos pode até começar com preço acessível, mas devido à alta concorrência e a necessidade de contar com atualizações constantes, esse valor passa a ser muito custoso.
Já o MicroSaaS atua de maneira diferente. Isso porque ele atende necessidades particulares de um determinado grupo que pertence a um único nicho e cria plataformas e soluções altamente especializadas, o que garante a ele um diferencial altamente competitivo.
Além disso, outra vantagem é que, por não envolver muitas funcionalidades e sistemas com muita complexidade, o investimento é acessível e o produto não precisa alcançar uma proporção gigantesca no início do negócio. Com isso, a empresa consegue crescer de forma saudável e sustentável, conforme a aceitação do produto em seu mercado. Já a atualização da solução pode ser feita de modo gradual e de acordo com as reais necessidades do seu público-alvo.
Mas, qual a vantagem desse modelo para as grandes empresas? Quando se trata de uma grande corporação já consolidada, o ideal é primeiro entender quais são as dores de um nicho específico dentro da sua base e depois verificar se existe a oportunidade de se construir uma solução simples para esse público e, eventualmente, criar uma plataforma com tecnologia de ponta.
Com isso, as empresas conseguem resolver possíveis gargalos dos seus clientes e aumentam a receita recorrente nos negócios. Portanto, empreendedor ou gestor de uma grande companhia, fique atento aos benefícios que o MicroSaaS pode trazer, pois além do lucro, melhora a experiência do seu público-alvo. E o MicroSaaS é uma ótima forma das empresas darem uma camada de tecnologia a uma determinada fase do produto delas.
Dario Perez é CEO da Hyper Group.