Smart Store Analytics e Store Operations Assist são ferramentas voltadas para o “varejo resiliente”, implementando melhoria na experiência dos clientes
A Microsoft anunciou o lançamento de dois novos recursos em nuvem voltados para o varejo, o Smart Store Analytics e o Store Operations Assist. Trata-se de soluções que têm como foco a digitalização da loja física e a experiência do colaborador de vendas, com a proposta de que os varejistas aumentem a resiliência e potencializem suas operações..
A novidade foi anunciada por Shelley Bransten, vice-presidente corporativa da WW Retail & Consumer Goods Industry, segundo a qual a Smart Store Analytics fornece aos varejistas análises dos perfis e hábitos dos consumidores de lojas físicas, como já acontece com compradores do comércio eletrônico. Por meio dos insights, eles podem otimizar desde o layout e recomendações de produtos até o posicionamento nas prateleiras e o estoque. A solução também permitirá oferecer uma melhor experiência de compra para os consumidores. A loja de conveniência Zabka, com sede na Polônia, é uma das empresas que está utilizando a ferramenta para essa experiência. De acordo com a executiva, a visão da Microsoft é tornar a solução viável para varejistas em todo o mundo, e, para isso, fechou uma parceria com a AiFi, operadora de loja autônoma com a visão computacional mais ampla implantada do mundo, que conta com 100 pontos de venda em diversos países.
Já o Store Operations Assist, explicou Shelley, fornece ferramentas aos vendedores para que possam aprimorar o atendimento e seu envolvimento com os clientes. “O intuito é que os profissionais sejam mais produtivos e que tenham acesso, em uma única tela, a todas as atividades operacionais do dia a dia. Capacitar estes colaboradores com os dados corretos pode aumentar as taxas de conversão de venda e a satisfação do cliente. Esse aplicativo também permite que a liderança da loja gerencie as atividades operacionais com análises e insights baseados em painéis. Os varejistas de todas as categorias precisarão inserir a tecnologia na estrutura de seus negócios para que possam fazer mais com menos. Todo líder de varejo com quem falo está ciente disso. É o que chamamos de ‘Varejo Resiliente’”.