Os fãs de esportes, cada vez mais engajados, estão otimistas sobre o impacto de tecnologias como a IA nas experiências esportivas digitais
Os fãs estão priorizando o conteúdo esportivo digital mais personalizado e que economiza tempo, e a maioria reconhece o impacto positivo que tecnologias como a inteligência artificial terão nessas experiências. A constatação faz parte de pesquisa encomendada pela IBM, revelando que, à medida que os fãs de esportes em todo o mundo sintonizam uma grande quantidade de eventos esportivos neste semestre, uma nova uma crescente mudança geracional e aceitação de experiências que, impulsionadas pela tecnologia, afetarão o futuro do consumo de esportes. Conduzido pela Morning Consult, o estudo internacional reúne insights de mais de 18 mil fãs de esportes em 10 países para entender melhor como eles seguem e se envolvem com os esportes, incluindo a cobertura ao vivo, os destaques e resumos, bem como as preferências para engajamento e futuros consumos.
Os dados também confirmam que os fãs de esportes mais jovens são mais propensos a favorecer recursos aprimorados por IA, à medida que recorrem cada vez mais às plataformas digitais para consumir conteúdo esportivo. Os fãs pesquisados, com idades entre 18 e 29 anos, estão usando um telefone celular ou tablet como principal dispositivo para acompanhar eventos esportivos com mais frequência do que os fãs mais velhos, com o streaming por assinatura de eventos esportivos ao vivo sendo mais popular entre a faixa etária mais jovem. Mais da metade (58%) dos entrevistados de 18 a 29 anos também acredita que a IA terá um impacto positivo nos esportes.
Já os entrevistados de faixas etárias mais velhas permanecem fiéis aos métodos tradicionais de consumo, com a transmissão aberta sendo mais popular entre os fãs 45+. Dentre os entrevistados com mais de 55 anos, 40% acreditam que a IA terá um impacto positivo nos esportes. “Em todo o mundo, os fãs continuam adotando plataformas e soluções que lhes permitem sentir mais conectados e informados sobre os eventos esportivos e atletas favoritos, e o novo estudo da IBM confirma que isso inclui adotar tecnologias como IA para oferecer essas experiências. O portfólio de longa data da IBM nas parcerias de esportes e entretenimento visa atender a essas expectativas dos fãs, colocando nas mãos de nossos parceiros as tecnologias IBM mais avançadas da plataforma de IA e dados watsonx”, afirmou Noah Syken, vice-presidente de parcerias esportivas e de entretenimento da IBM.
Fãs otimistas sobre o impacto da tecnologia
De acordo com a sondagem, 63% dos entrevistados apontam a análise de dados como o impacto mais positivo nos esportes, enquanto 50% acham que a IA terá um impacto positivo; quando se trata de como a IA generativa pode melhorar o engajamento, os fãs pesquisados identificam atualizações em tempo real (34%) e conteúdo personalizado (29%) como as principais prioridades; Índia, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita são os países onde os fãs estão priorizando atualizações em tempo real e conteúdo personalizado alimentado por IA generativa.
Fãs priorizam conteúdo personalizado
Mais da metade (56%) dos entrevistados recorrem às mídias sociais para obter conteúdo esportivo adicional; 46% estão recebendo conteúdo adicional de notícias de transmissão/vídeo, enquanto 35% estão se voltando para as notícias; 64% dos fãs que acompanham conteúdo esportivo adicional estão vendo vídeos com destaque dos melhores momentos; 48% estão consumindo reapresentações e análises pós-jogo; entre aqueles que se envolvem em conteúdo esportivo adicional, os entrevistados classificam o conteúdo resumido (33%) como sua principal prioridade, seguido por conteúdo personalizado (26%); os fãs de esportes estão acompanhando resumos de eventos com mais frequência. Destes, 41% dos entrevistados afirmam que assistem resumos ou destaques semanalmente e 24% relatam engajamento diário.
Os fãs mais jovens
Os fãs mais jovens (18-29) são mais propensos a ver os destaques esportivos por meio das mídias sociais em outras plataformas; quando se trata de consumir conteúdo esportivo, os fãs com idade entre 18 e 29 anos são mais propensos a classificar a personalização como principal prioridade; os fãs de 18 a 29 anos são mais propensos a classificar as melhorias de IA como alta prioridade, com atualizações em tempo real (40%) e conteúdo personalizado (36%); embora as atualizações em tempo real (26%) e o conteúdo personalizado (19%) também estejam no topo da lista de prioridades para melhoria de IA, os fãs mais velhos (55+) são muito menos propensos a considerar as melhorias de IA como prioridade; os mais jovens também são mais propensos a usar vários dispositivos para acompanhar eventos esportivos do que os mais velhos (55+). 10% dos entrevistados mais jovens usam três ou mais dispositivos enquanto assistem a esportes, em comparação com apenas 2% dos fãs mais velhos.
Vários dispositivos para acompanhar eventos esportivos
O estudo aponta que 64% dos entrevistados dizem que a TV aberta ou streaming é sua principal escolha para assistir esportes; 31% dos entrevistados dizem que são mais propensos a assistir a um evento esportivo ao vivo em transmissão aberta; 28% dizem usar um serviço de streaming por assinatura e 23% acessam streaming gratuito; a transmissão por assinatura de eventos esportivos ao vivo é mais popular entre os fãs mais jovens com idades entre 18 e 29 anos; os dispositivos móveis são uma alternativa notável para assistir esportes, com 20% dos consumidores apontando como a melhor maneira de assistir eventos esportivos e 38% dizendo que é segunda opção mais provável.
Além disso, 28% dos fãs pesquisados usam pelo menos dois dispositivos enquanto assistem a eventos esportivos; 24% relatam que usam pelo menos dois dispositivos enquanto ouvem esportes; os fãs entre 18 e 44 anos são mais propensos a usar três ou mais dispositivos; e os entrevistados classificam a multitarefa como a principal razão para usar vários dispositivos ao consumir esportes, seguido por encontrar mais informações sobre jogos enquanto assiste ou ouve o esporte.