Os consumidores têm expectativas mais altas do que nunca com o que 2025 nos reserva, cabendo às empresas acompanharem esse ritmo acelerado de transformação
Autor: Raimundo Ribeiro
Nos últimos anos, a experiência do cliente tem se tornado o centro das estratégias empresariais em praticamente todos os setores. Em 2025, as empresas não apenas continuarão seguindo essa tendência, mas também deverão liderá-la em áreas como automação, sustentabilidade e atendimento às novas exigências dos consumidores.
Segundo um estudo recente da Forrester Research, mais de 70% dos consumidores afirmam que estão dispostos a pagar mais por soluções personalizadas e sustentáveis. Isso significa que, para atender às expectativas de todos os mercados, as empresas devem combinar inovação tecnológica com valores ambientais e sociais.
Pensando nisso, selecionei algumas tendências que moldarão a experiência do cliente neste ano que está começando. Todos nós sabemos que automação não é mais novidade, mas em 2025 ela se tornará ainda mais sofisticada, pois a maioria dos eletrodomésticos, por exemplo, deixará de ser dispositivos independentes e estará integrada a ecossistemas inteligentes, permitindo que os consumidores façam ajustes de forma remota e em tempo real.
Soluções mais sustentáveis e IA
A sustentabilidade é uma exigência cada vez mais presente na pauta global. O relatório da Deloitte 2024 Global Marketing Trends aponta que 57% dos consumidores escolhem marcas que demonstram compromisso com a redução do impacto ambiental. Em resposta a isso, muitas empresas estão investindo em tecnologia para desenvolver produtos mais sustentáveis e em oferecer equipamentos com soluções personalizadas.
As estratégias de comunicação também são tendências para 2025. As plataformas de atendimento ao cliente baseadas em IA já oferecem respostas instantâneas e personalizadas, garantindo que o cliente se sinta ouvido e valorizado em todas as interações. Os consumidores, hoje em dia, buscam marcas que representem propósitos claros e transparentes. Isso inclui não apenas preocupação com o meio ambiente, mas também com ética empresarial e inclusão social, portanto as empresas que adotarem iniciativas como neutralidade de carbono, diversidade em suas equipes e relações comerciais justas certamente conquistarão a preferência do consumidor.
Experiências reais
Embora o mundo esteja cada vez mais digital, a experiência física ainda desempenha um papel crucial. Os showrooms interativos, onde os clientes podem testar virtualmente produtos em diferentes cenários, estão se tornando populares. Paralelamente, os canais digitais permitirão compras mais intuitivas e informadas, com suporte de realidade aumentada para visualizações em 3D de sistemas instalados em residências e escritórios.
Por fim, acredito que os consumidores tenham expectativas mais altas do que nunca com o que 2025 nos reserva. Cabe às empresas acompanharem esse ritmo acelerado de transformação. Assuntos como automação, sustentabilidade, personalização e um compromisso genuíno com os valores dos consumidores serão os pilares da nova experiência do cliente. Por isso, precisamos liderar esse futuro, oferecendo soluções que não apenas atendam, mas superem as expectativas dos nossos clientes.
Experiências Omnicanal Integradas
Como mencionado anteriormente o desafio é a integração de canais online e offline continua a ser uma prioridade, permitindo que os clientes tenham uma experiência suave e consistente, independentemente de como interagem com a marca.
Essas tendências refletem uma evolução contínua nas relações entre marcas e consumidores, destacando a importância de se adaptar às expectativas em constante mudança.
Raimundo Ribeiro é diretor comercial e técnico da Fujitsu General do Brasil.