A projeção é que um mesmo e-mail que levava até seis horas para ser finalizado, com a nova plataforma, poderá ficar pronto em dez minutos, uma redução de até 96% no tempo de produção
A NovaHaus, empresa de tecnologia especializada em criar produtos digitais de alta performance, anunciou o desenvolvimento de uma plataforma que promete ser capaz de impactar o cotidiano das agências e de empresas que utilizam e-mail marketing para se comunicar com seus clientes, potenciais clientes e leads. O “NovaHaus Mail Maker” é um software alimentado por inteligência artificial e machine learning com o poder de reduzir significativamente o tempo necessário para desenvolver uma campanha de marketing digital. A projeção da NovaHaus é que um mesmo e-mail marketing que, antes da plataforma, levava de cinco a seis horas para ser finalizado, com o novo produto, poderá ficar pronto em dez minutos, uma redução de até 96%. A ideia é que tamanha diferença no tempo despendido com a tarefa possibilite às empresas escalarem seus processos de comunicação, fidelização e prospecção de clientes.
A proposta da “NovaHaus Mail Maker” é que o designer faça o upload do layout e peça para a inteligência artificial identificar a melhor forma de programar o conteúdo, comparando com os modelos anteriores que apresentaram melhor desempenho. O sistema agrega diversos serviços, sendo o primeiro deles justamente o assistente de programação, que analisa a escolha tomada e sugere um código de programação aplicável levando em conta imagens anteriores projetadas por designers, de modo que o profissional que está produzindo o e-mail marketing não tenha a necessidade de reescrever esse código, ou seja, não precisa programar de novo.
Conforme explica Leandro Pires e Silva, CEO e fundador da NovaHaus, o fato de ser automatizado dirime a probabilidade de erros humanos, muito comuns de ocorrerem durante a programação de tarefas repetitivas. “Ainda assim, a ferramenta está programada para testar o código com o qual o e-mail marketing foi finalizado em 42 dispositivos diferentes, incluindo telas de computadores e de celulares de todos os sistemas operacionais. O objetivo é investigar se há alguma possibilidade de o e-mail ser enviado com problemas na configuração ou conteúdo, como por exemplo, palavras cortadas e imagens quebradas”
Os e-mails programados de forma correta que contam com o apoio de um assistente alimentado por inteligência artificial apresentam taxas de entrega e de abertura maiores, são responsivos e agregam também outras vantagens, como, por exemplo, a inclusão de botões e links personalizados, disponibilidade de o usuário selecionar o conteúdo para repassar, se quiser, e a opção de utilizar o modo escuro que descansa os olhos para a leitura noturna.
Leandro acredita que a nova plataforma tenha o poder de impactar significativamente o setor, já que as soluções existentes no mercado que se propõem a auxiliar na montagem de um e-mail marketing utilizam modelos rudimentares, nos quais a criação e diagramação precisa ser feita dentro da ferramenta que, basicamente, limita-se a um “arrastar de blocos”. “Nossa proposta é inovadora porque criamos uma plataforma inteligente, com os layouts de e-mail marketing desenvolvidos no Figma ou no Photoshop por um designer ou diretor de arte de uma autêntica agência de publicidade, gerando e-mails marketing criativos, naturais e sem essa aparência ‘blocada'”.
Solucionando gargalos do setor
No processo de criação da NovaHaus Mail Maker, a equipe de desenvolvimento se preocupou em identificar os principais problemas das soluções envolvendo e-mails marketing da atualidade para que o novo produto pudesse contribuir para aprimorar o serviço. Um dos maiores gargalos em criar e-mails de forma livre é que os serviços de e-mails tradicionais possuem recursos limitados. “Por conta da complexidade para atingir um bom resultado, muitas vezes, os programadores menos experientes acabam optando por recortar parte do layout de softwares de design e colá-los como uma imagem única, independentemente de textos e botões”, explicou o CEO.
Um dos prejuízos desse tipo de prática é que e-mails com imagens têm taxas de abertura inferiores, já que é um dos componentes analisados pelos serviços de e-mail na hora de classificar uma mensagem como spam. Outra questão que diz respeito à adaptabilidade do conteúdo ao celular, o mobile friendly. “E-mails feitos dessa forma simplificada não são responsivos, já que não se adaptam à tela, arruinando a experiência do usuário, que precisa pinçar com o dedo se quiser ler com nitidez, algo que pode prejudicar sensivelmente os índices de conversão em um canal tão importante para vendas quanto o mobile”, complementou Leandro.
A afirmação do executivo é ratificada pelo estudo “Pagamentos móveis e Comércio Móvel no Brasil”, divulgado em setembro de 2023 pelo Mobile Time/Opinion Box: 82% dos consumidores móveis do Brasil preferem comprar pelo celular em detrimento do desktop ou notebook. “Com a nossa Inteligência Artificial, teremos o melhor dos mundos: um serviço de baixo custo de criação de e-mails 100% programados, respeitando as boas práticas do mercado, com riqueza na possibilidade de personalização e alta taxa de abertura. Outro ponto favorável é a liberdade que o sistema oferece aos diretores de arte e designers, que podem colocar em prática um trabalho criativo e direcionado para o público-alvo desejado”.
Nessa primeira fase, a inteligência artificial será 100% assistida, ou seja, os e-mails só serão de fato enviados com a validação de programadores humanos, que ainda farão um double check no código para verificar se há necessidade de ajustes extras. Na segunda fase, apenas os designers e diretores de arte farão o trabalho. O projeto piloto do Mail Maker já está funcionando, em fase de testes, no estúdio da startup, o NovaHaus Play e, após alguns meses, começará a rodar para duas empresas parceiras. A estimativa é que a solução já esteja disponível para comercialização no mercado até o início de 2025.