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Novas soluções para análise e engajamento em redes sociais

Acaba de chegar ao Brasil uma nova opção para monitoramento e engajamento de audiências nas redes sociais. Trata-se da Zauber, empresa com seis anos de atuação em desenvolvimento de software na América Latina e nos EUA e que criou, há um ano, duas ferramentas voltadas a Social Media: a Flowics, que filtra e mostra em tempo real conteúdos das redes sociais em telas digitais com o objetivo de gerar engajamento; e a Tribatics, que monitora, analisa e classifica automaticamente o conteúdo gerado nas redes.
A Zauber surgiu com o propósito de oferecer projetos personalizados para a internet, como um laboratório de desenvolvimento de software. A expertise neste tipo de projetos junto a um investimento de US$ 1 milhão recebido da Pymar/AX Ventures levou à criação de seus dois produtos próprios, que trazem agora ao Brasil: a Flowics e a Tribatics.
O objetivo da Flowics é gerar ou aumentar o engajamento das audiências. Para isso, a ferramenta filtra o conteúdo postado nas redes e o projeta em uma tela digital, que pode ser televisão, dispositivos móveis, telão ou qualquer plataforma digital. “Isso facilita e aumenta o envolvimento da marca, da emissora de TV ou do portal com a sua audiência, gerando um formato de marketing mais atrativo, voltado ao entretenimento. Podemos trabalhar com eventos esportivos, programas de TV ou com publicidade, por exemplo”, explica Gabriel Baños, CEO e fundador da Zauber.
A Tribatics, por sua vez, monitora todos os comentários sobre uma marca ou assunto expostos na rede, classificando-os automaticamente em positivos, negativos e neutros. A ferramenta permite também organizar dados demográficos de usuários e conversas, o que facilita a tomada de decisão, investigação de mercado e acompanhamento de estratégias de comunicação e marketing. Além disso, a Tribatics desenvolveu um subproduto voltado especificamente à audiência televisiva. Trata-se da Tribatics.TV, uma nova forma de medir a audiência das emissoras por meio do conteúdo gerado nas redes sociais.
A empresa vem para participar de um mercado em constante expansão. O Brasil é o país que mais cresce em número de novos usuários no Facebook, e ocupa a terceira posição no ranking de penetração do Twitter entre os internautas de todo o mundo. Neste cenário, as empresas estão cada vez mais preocupadas com o impacto que os comentários nas redes podem causar. “O Brasil é o maior mercado da América Latina, e está chamando a atenção de todo o mundo principalmente devido à realização da Copa do Mundo e da Olimpíada por aqui. Por isso, não poderíamos ficar de fora”, explica o CEO.
A relação da Zauber com o País começou com alguns projetos junto a agências de marketing como a JWT e portais como o Yahoo e o R7. Agora, com a instalação de um escritório aqui, o objetivo é atender setores e marcas em geral, desde mídia até políticos. 

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