Novos hábitos alimentares

O que o brasileiro quer mudar em sua alimentação? O que ele leva em consideração na hora de escolher um restaurante? Para levantar as principais expectativas quando o assunto é comida, a Hibou entrevistou digitalmente 1830 pessoas em todo o país, que fazem no mínimo uma refeição fora de casa de segunda à sexta.

Café da Manhã
Na primeira refeição do dia, os brasileiros querem beber mais sucos e leite, e deixar o famoso cafezinho para depois do almoço, ou no lanche da noite. Para adoçar o café da manhã, nada de açúcar. O brasileiro quer incluir mais frutas em seu cardápio e bebidas lácteas sem açúcar. Ter snacks saudáveis é um requisito para 2020. Aquela besteirinha para enganar a fome, precisa agora ser algo saudável, e não mais chocolates ou alimentos gordurosos. O brasileiro quer tirar o pão francês do seu protagonismo, abrindo portas para os grãos,pão sem glúten, torradas, geléias naturais e alimentos locais.

Almoço
A tendência para este ano é a busca na internet por mais informações em tempo real dos alimentos que se consome, e compartilhamento das experiências. A escolha por mais alimentos saudáveis é tendência também. O brasileiro quer melhorar ainda mais o mix de variedades do prato para uma alimentação mais saudável e com um bom custo. Mais temperos naturais, por favor. Este ano a intenção é reduzir o sódio e condimentos mesmo no consumo industrializado, usando, por exemplo, optando por molhos, e produtos frescos. Pelo menos 1x por semana o brasileiro quer resgatar hábitos familiares, como um almoço em família, ou pelo menos almoçar mesmo que sozinho uma comida tipicamente caseira.

Jantar
Este ano, o brasileiro quer ter um sono melhor, se alimentando mais cedo, com mais saladas e pratos leves, reduzindo alimentos pesados e cafeína no período noturno. Se bater aquela fome depois do jantar, o pão não é a opção número um, o lanche seria feito com alimentos mais leves, como frutas, barras de cereais, iogurtes saudáveis. Celulares fora do raio de visão? Sim. Para 2020, os jantares em família foram citados, para resgatar o convívio entre todos, saber como foi o dia de cada um, sem uso de aparelho celular durante o jantar. Uma das principais expectativas dos brasileiros é ter disponível delivery de restaurantes que fiquem abertos até mais tarde, porém com opções saudáveis, por exemplo, saladas prontas, comidas naturais.

E comendo fora de casa, quais as tendências?

Tecnologia a favor
O brasileiro quer usar a tecnologia do uso do celular como parceiro na escolha do restaurante, para consultar a opinião de terceiros, localizar nos principais mapas online se o estabelecimento aparece, promoções, redes sociais, cardápio, sistema de fidelidade. O prato quanto mais “instagramavel” ganhará pontos na hora da decisão.

Personalização
Na hora da escolha do restaurante, o brasileiro levará em consideração, se o local oferece combos ou possibilidades de personalização do prato. Alterações nos pratos ala carte, cardápios que sugerem “monte o seu prato” caem cada vez mais no gosto do consumidor. Facilitar o consumo é ajudar o consumidor a se tornar mais saudável.

Higiene e cuidado
Nas refeições fora de casa de 2020, todos são unânimes na escolha de um local limpo, com pouca comida gordurosa, e clareza no que está sendo ofertado no cardápio. Indiferente do perfil do consumidor, todo mundo quer um ambiente agradável e sem odores fortes para uma boa refeição.

Orgânicos
A era orgânica chegou para ficar. O brasileiro quer saber o que está comendo, se o alimento é orgânico, qual sua origem (rastreabilidade), quais opções orgânicas um estabelecimento tem a oferecer, além de mais consumo de sementes e grãos. Certificações de origem ou parceiros reconhecidos geram um “cross” das marcas de maneira interessante ao consumidor.

Transparência
Em 2020, transparência é tudo, tudo mesmo. O consumidor espera saber dos locais, o que compõe cada prato do cardápio, quais dicas o estabelecimento pode dar para ajudá-lo a montar um prato mais saudável. Alertas para alimentos alergênicos são bem-vindos.

Novos hábitos
Deixa o carro em casa esair com a família para comer, é uma tendência para 2020, consumo no bairro ou proximidade traz a rotina para perto das casas o que faz o consumidor ocupar mais as ruas aos finais de semana. Isso exige do restaurante, espaços cada vez mais bike friendly, kidsfriendly, pet friendly, pois possibilitam a inclusão de todos os perfis da região e favorecem a escolha.

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