Os clientes devem ser, sempre, nosso principal foco, visto que suas necessidades estão se tornando cada vez mais específicas, e cabe à tecnologia nos possibilitar ferramentas para atendê-las
Autor: Rodrigo Biasini Sanchez
Ainda que a NRF 2024 tenha terminado, acredito que estamos presenciando o começo de uma nova era. Em mais uma edição do evento, consegui ouvir players e representantes de grandes varejistas, que me possibilitaram insights importantes sobre tendências como inteligência artificial nos negócios, consumo digital, o impacto das redes sociais nas vendas e, claro, como o varejo pode se reinventar para acompanhar os consumidores e clientes cada vez mais dinâmicos. A importância dos conteúdos, painéis e insumos proporcionados pelo evento, principalmente para quem atua com varejo e consumo, é incomparável.
Paralelo à inteligência artificial, grande destaque da edição, acompanhei discussões sobre temas que certamente serão úteis para os negócios e que manterei no meu radar. Michelle Evans, líder global de varejo e digital consumer da Euromonitor International, por exemplo, discorreu sobre as cinco principais tendências digitais de consumo para esse ano: e-commerce intuitivo, economia do TikTok, outsmart on-line, recommerce e sustentabilidade. Mas o que isso significa?
Para mim, ficou evidente que os clientes estão buscando, cada vez mais, experiências de compra personalizadas para seus perfis, com o intuito não somente de encontrarem o que procuram, mas também olhando para a economia e sustentabilidade. Com isso, as marcas precisam adaptar suas campanhas, conteúdos e encontrar autenticidade e inovação. Apesar de ser um cenário desafiador e em constante transformação, é interessante poder acompanhar de perto essa reinvenção.
As lojas físicas, omnichannel e a estratégia de retail media, onde as empresas realizam anúncios em sites e aplicativos varejistas também foram temas-chave durante o evento. Antônio de Sá, sócio-fundador da Amicci, falou sobre como entender o comportamento do cliente possibilita ao varejista assertividade na hora de anunciar campanhas e idealizar ações específicas. Acredito que esse ponto é crucial, precisamos estar um passo à frente, acompanhando de forma constante as tendências que podem chamar atenção do cliente, para que consigamos oferecer experiências positivas independentemente do canal.
Finalizo extremamente empolgado quanto ao futuro do varejo. Para resumir, posso ressaltar a importância de olhar para as pessoas. Os clientes devem ser, sempre, nosso principal foco, visto que suas necessidades estão se tornando cada vez mais específicas, e cabe à tecnologia nos possibilitar ferramentas para atendê-las. Além disso, atentar-se às equipes de trabalho e funcionários, priorizando uma gestão de pessoas correta, também deve estar na agenda das empresas, isso porque pessoas satisfeitas conseguem ir além da média, essencial para um futuro de sucesso.
Rodrigo Biasini Sanchez é diretor de growth da ClearSale.