Com a expectativa de oferecer insights valiosos e inspiradores para seus participantes, o evento deste ano será, novamente, um sucesso
Autor: Mauricio Andrade de Paula
No ano em que chega ao fabuloso marco de 115 edições, a NRF 2025 (também conhecida como “Retail’s Big Show”) será, como de costume, um evento marcante para o setor de varejo e bens de consumo, com uma série de novidades e mudanças em relação ao ano anterior. Afinal, o novo ano promete ser um divisor de águas, um verdadeiro “game changer” com potencial para gerar ótimas oportunidades de consolidação e crescimento do setor.
Experiências em primeira mão, insights de especialistas, inspiração e apostas, além de conhecimento prático sobre o setor de varejo global, são algumas razões pelas quais devemos aproveitar intensamente esse período, mergulhar no que há de mais instigante e conhecer novos conceitos e operações em Nova York durante a NRF 2025, que será realizada pela Federação Nacional de Varejo norte-americana (National Retail Federation), entre 12 e 14 de janeiro.
Diferenciais da nova edição
A edição 2025 do evento estará comprometida com um viés estratégico mais aprofundado sobre as aplicações, transformações e rentabilidade das tecnologias. No painel de abertura, a vice-presidente e gerente geral para Varejo e Consumo da NVIDIA, Azita Martin, apresentará casos de uso de IA de alto impacto e novas soluções para o varejo com foco em cadeias de suprimentos inteligentes, lojas inteligentes e otimização omnichannel.
A Gen AI certamente será destaque, com demonstrações de seu poder de transformação na criação de conteúdos, campanhas de marketing e estratégias de engajamento com clientes em tempo real.
Outro grande tema central será o avanço da hipersonalização neste varejo impulsionado pela IA, com foco cada vez mais especializado na predição de tendências, otimização de inventários e hiperpersonalização das experiências de compra.
Em sintonia com seu perfil inovador, a área Expo deste ano trará tendências tecnológicas transformadoras para as indústrias de bens de consumo e varejo como novidades na aplicação de IA e Gen AI, cadeia de suprimentos inteligentes e conectadas, inovação nas lojas, realidade aumentada e virtual, sustentabilidade e tecnologias verdes, comércio conectado e segurança e privacidade de dados.
Aliadas às inusitadas experiências imersivas que estarão disponíveis em vários pontos da cidade, as palestras de especialistas renomados do varejo, consumo, tecnologia e finanças como Alex Rodriguez (fundador da A-Rod Corp), Dylan Lauren (fundadora da Dylan’s Candy Bar), Tommy Hilfiger (fundador e designer principal da marca), John Furner (CEO do Wallmart) e David Salomon (CEO do Goldman Sachs Group) entre outros, compõem grande parte das atrações do evento e trarão novas perspectivas e previsões para o futuro do setor. Além disso, pela primeira vez, a NRF proporcionará mais entretenimento aos participantes com shows de Flo Rida e do DJ Pauly D.
O que o consumidor de 2025 deseja? Pesquisa inédita para apoiar decisões
Durante o evento, será apresentada a nova edição do tradicional estudo “What Matters to Today’s Consumer”, que já se tornou referência no setor por atualizar o mercado, anualmente, sobre o comportamento, expectativas e desejos do consumidor global.
Elaborado pelo CRI (Capgemini Research Institute), a edição 2025 do estudo destaca diversos dados relevantes como a crescente influência de IA Generativa no comportamento de compra e a mudança de hábitos da nova geração de consumidores, que valorizam cada vez mais os processos de sustentabilidade associados às marcas e produtos.
Para se ter uma ideia, a edição de 2024 apontava que 52% dos consumidores já haviam adquirido produtos com base em recomendações feitas por ferramentas de IA generativa e, no atual estudo, esse número passou para 68%. Em relação ao apelo de compra para produtos de organizações que são percebidas como sustentáveis, a Geração Z (18 – 25) aparece como a mais impactada, com 73% de adeptos comparada a 69% entre os millenials (26-41) e 61% de representantes da Geração X (41 – 57).
A revolução causada pelas novas redes de mídia e a maior rapidez nas transações comerciais também são importantes focos do estudo, que é muito apreciado pelos varejistas que buscam se manter sempre competitivos e inovadores em seus segmentos.
Com a certeza de oferecer insights valiosos e inspiradores para seus participantes, a NRF 2025 será novamente um sucesso e continuará a exercer um papel fundamental na preparação do ecossistema desse segmento para o futuro dinâmico, robusto e altamente tecnológico que está cada vez mais presente em nosso dia a dia.
Eu participarei de todo o evento para trocar ideias e contribuir para o debate com novas experiências e conteúdos especializados nesse setor, que é um dos principais motores da economia global. Espero encontrar vocês por lá!
Mauricio Andrade de Paula é diretor de soluções para bens de consumo, varejo e distribuição da Capgemini Brasil.