O comportamento do consumidor no rastreio das encomendas

Segundo estudo da Frete Rápido, em dez dias de tempo médio entre a compra e a entrega, a área de acompanhamento do pedido é acessada até 60 vezes

Além de realizarem cerca de 60 acessos na tela de rastreio até a entrega da encomenda, os consumidores brasileiros gastam com isso, em cada sessão, o tempo médio de 4:15 minutos, costumam fazer mais nas primeiras horas dos dias da semana, sendo que 76,5% deles acessam por smartphone e 44,1% escolhem o Chrome como navegador. Os dados fazem parte de estudo  “O comportamento do consumidor na tela de rastreio”, realizado pela logtech, Frete Rápido, que avaliou, de setembro de 2021 a agosto de 2022, mais de um milhão de pedidos de 200 lojas virtuais, sendo 10 dias o prazo médio das entregas que foram estudadas.

“A experiência do cliente é a principal busca das marcas nos dias atuais. Elas têm investido em novos formatos, conteúdos e plataformas para atender de forma integral com a intenção de fidelizar seus consumidores. Mas dentre todas as fases da jornada de compra, a entrega do produto é a principal. O motivo mais evidente é a ansiedade de experienciar, de forma sensorial, o recebimento e a abertura do pacote e, por isso, ele passa a acessar a tela de rastreio do pedido para acompanhá-lo”, analisou .Eduardo Bragança, head de marketing na Frete Rápido.

Unificação da gestão 

Na avaliação do executivo, as marcas devem aproveitar essa alta taxa de acesso e de contato dos consumidores com a plataforma para adicionarem vantagem competitiva dentre outros benefícios. Principalmente, porque, entre as constatações do estudo da Frete Rápido, 65% das lojas virtuais precisam acessar os sistemas das transportadoras para acompanhar os rastreios ou deixam que elas atualizem os clientes, de acordo com o Panorama da Gestão Logística Brasileira, levantamento da Frete Rápido em parceria com o E-commerce Brasil.

Além disso, é recomendado que conectem todos os parceiros, como fornecedores, incluindo as transportadoras, nos sistemas da sua loja por meio de um hub de transporte digital. Isso, aponta o estudo, permite a interação direta com o cliente e a possibilidade de padronizar as nomenclaturas; controlar a experiência do usuário, customizar da forma mais adequada, centralizar todas as informações sobre o cliente e seu pedido; integrar canais de vendas e pedidos e reduzir tempo e esforço do time de SAC.

Conscientização de marca 

De acordo com Eduardo, “no caso das lojas on-line, promover o reconhecimento durante toda a interação com os canais digitais é fundamental, inclusive na tela de rastreio. Um exemplo do que é possível fazer nela é manter toda a identidade visual, como cores, para que ele se lembre da experiência enquanto navegava no e-commerce para realizar sua compra. Outra ação que pode ser aplicada nesse ponto é disparar e-mails de atualização do status da entrega com todos os elementos que representam a loja: cores, linguagem e elementos”.

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