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André Pimentel, sócio diretor da Easy Pricing e apresentador do Podcast PodFaturar

O desafio de engajar os colaboradores na evolução das empresas

 Monitorar o nível de engajamento e fornecer feedback construtivo aos colaboradores é fundamental

Autor: André Pimentel

As empresas estão constantemente em evolução e desenvolvimento. Seja para cumprir projetos e planos de crescimento ou às vezes apenas para acompanhar as mudanças e exigências do mercado. Para tanto, o engajamento, o comprometimento e a visão em conjunto de seus gestores e colaboradores em geral faz toda a diferença na hora de implementar os projetos de evolução.

O engajamento dos colaboradores é um fator crucial para o sucesso de qualquer empresa. Quando os funcionários estão verdadeiramente envolvidos com seu trabalho, a organização colhe benefícios significativos e os projetos fluem de uma maneira melhor, alcançando assim os resultados, por vezes até antes do esperado. Funcionários engajados sentem um senso de pertencimento, o que os leva a advogar a favor da empresa e influenciar positivamente seus colegas. Além disso, o engajamento melhora o relacionamento entre os funcionários e contribui para a satisfação geral no ambiente de trabalho. 

Os líderes e gestores também desempenham um papel fundamental na promoção do engajamento, independentemente do nível da hierarquia. Eles devem demonstrar comprometimento, entusiasmo e dedicação ao trabalho, servindo como exemplo para os demais, tanto nos momentos de planejamento quanto na execução das tarefas. Nesse caso, se faz presente a máxima de liderar pelo exemplo, ou seja, demonstrar o engajamento através da execução prática das tarefas e maior clareza nos processos de delegação.  Além disso, a comunicação clara e inspiradora é essencial. Os líderes devem conectar a visão da empresa aos objetivos individuais e coletivos, estimulando o espírito de time e a colaboração. Manter os colaboradores na “mesma página” determina não só a velocidade, mas o sucesso do projeto. Saber o que, e o porquê cria de fato o sentimento de pertencimento e por esse motivo o senso de autorresponsabilidade aumenta.

Setores de suporte como Recursos Humanos e demais áreas administrativas desempenham também um papel crucial na construção dos times engajados. Podem ser criadas iniciativas, como treinamentos, eventos e programas de reconhecimento, para promover o engajamento de todos os colaboradores, em todos os níveis. Além disso, monitorar o nível de engajamento e fornecer feedback construtivo aos colaboradores é fundamental. Trabalhando em conjunto com os líderes, o próprio RH pode criar um ambiente de trabalho que estimule o engajamento.

Sendo assim, o engajamento é uma via de mão dupla: os colaboradores precisam estar comprometidos, e os líderes e gestores têm a responsabilidade de criar condições favoráveis para que isso aconteça. Quando todos trabalham juntos em busca de objetivos comuns, os resultados são entregues, os projetos acontecem e as empresas prosperam.

André Pimentel é sócio diretor da Easy Pricing e apresentador do Podcast PodFaturar.

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