Com modernos sistemas e algoritmos, é possível coletar informações estratégicas que vão auxiliar nas tomadas de decisões e na prevenção de problemas
Autor: Flávio Monduzzi
Quais produtos e serviços meus clientes estão buscando? Eles retornam depois de uma compra? Possuem alguma reclamação e/ou elogio? Como estreitar o relacionamento com eles? São perguntas como essas que passam diariamente na cabeça de líderes e demais profissionais que atuam em um negócio. O motivo é simples: os consumidores estão mais do que nunca no centro das operações, sendo o elemento principal para que companhias sobrevivam e cresçam.
De acordo com pesquisa realizada em outubro de 2020 pela Hibou, empresa que oferece pesquisas visando o consumidor, 50% dos brasileiros acreditam que tornar-se fiel a uma marca depende, principalmente, do bom atendimento e, para 52%, os funcionários impactam diretamente na experiência de compra. Os dados mostram como o bom atendimento é o caminho mais assertivo para não somente atrair compradores, como também os transformar em fãs de determinada marca.
Neste cenário, o ponto mais importante a ser destacado é que a base de um atendimento de qualidade é o conhecimento das dores e expectativas de cada consumidor, bem como o que deseja e o que a companhia tem a oferecer de diferente em relação ao que existe no mercado. Só assim é possível realizar uma comunicação personalizada, que é cada vez mais valorizada pelas pessoas. Quem não gosta de se sentir único e ter todas as necessidades individuais atendidas, não é mesmo?!
Por este motivo, a análise de dados tem sido tão crucial dentro das empresas. Com modernos sistemas e algoritmos, as companhias conseguem coletar informações estratégicas, fazer a preparação destas, analisar, e entregar resultados que vão auxiliar nas tomadas de decisões e na prevenção de problemas. É possível obter dados como os produtos e serviços mais comercializados, os motivos que levaram os clientes a pararem de comprar em uma determinada marca, os principais canais de comunicação usados pelas pessoas, o perfil dos consumidores que buscam determinado item, entre outros.
Assim, basta que negócios tenham uma equipe de TI preparada e ferramentas que possam gerar insights valiosos. Quanto mais um negócio tiver estes dois elementos, mais estará à frente no mercado. Sem dúvidas, maior será a vantagem competitiva.
Portanto, posso concluir que os dados são, hoje, elemento essencial para que companhias entendam o comportamento dos clientes, mostrando caminhos a serem seguidos. A personalização passa hoje por estas informações e a tendência é que esse movimento ganhe cada vez mais força.
Flávio Monduzzi é COO da SGA TI em Nuvem.