Levar novidades para os clientes, oferecendo motivos para sua escolha e preferência. Esse é um ponto crucial para a Ipiranga, segundo diretor de varejo e marketing Jerônimo dos Santos. “Procuramos inovar constantemente e surpreender os clientes com produtos e serviços de maneira a atraí-los e retê-los cada vez mais”, explica o executivo, em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA. Ele acrescenta que faz parte do DNA da empresa essa busca em todos os âmbitos, principalmente, quando relacionados à gestão de clientes.
Dentro dessa filosofia, Santos pontua que, em primeiro lugar, a inovação tem que fazer sentido com estratégia da empresa para ser lançada. A partir do lançamento, a Ipiranga avalia a capacidade de agregar valor aos negócios por meio do nível de adesão dos clientes. “Se o consumidor se interessa pelo novo produto ou serviço, temos uma oportunidade de atender sua necessidade e conquistar sua preferência”, revela.
O diretor reforça também que aquilo que já existe e é reconhecido pelo cliente deve permanecer. “Uma vez identificada a oportunidade que atenda melhor ou atenda novas necessidades do cliente, esta deve ser agregada aos diferenciais já existentes, complementando a proposta de diferenciais e agregando ainda mais valor na relação com o cliente”, completa.
INOVAÇÃO PONTO DE VIRADA
Momento
Ainda na década de 90, a Ipiranga passou a atuar com maior foco no varejo e deu início a estratégia de diferenciação baseada na diversificação da oferta de produtos e serviços nos postos.
Ainda na década de 90, a Ipiranga passou a atuar com maior foco no varejo e deu início a estratégia de diferenciação baseada na diversificação da oferta de produtos e serviços nos postos.
Objetivos
Conquistar e manter clientes por meio de uma proposta de diferenciação. Para isso, áreas foram criadas para desenvolver e gerir novos produtos e serviços. A partir da definição da estratégia de atuação, o processo foi de entendimento e amadurecimento do conceito que foi incorporado a todas as áreas.
Resultados
Consideramos que o conceito de posto de combustível mudou. Hoje o posto Ipiranga é um lugar onde além de abastecer, é possível fazer uma refeição, comprar produtos para casa, fazer revisão do carro.