Bruno Costa, Chief Product Officer da CSU Digital

Oportunidade para o segmento financeiro está na hiperpersonalização

Estudo da CSU Digital avalia a expectativa dos brasileiros e como o conhecimento sobre o cliente pode impulsionar os negócios

Apesar do crescimento da adoção e das modalidades do Pix, o cartão de crédito não perdeu seu protagonismo nos pagamentos dos brasileiros, especialmente pela segurança, benefícios e funcionalidades que oferece em compras de alto valor e como instrumento de parcelamento. Segundo o estudo da CSU Digital, empresa do mercado de infraestrutura tecnológica para serviços que englobam pagamentos digitais, embedded finance, programas de fidelização e digital experience, dentre os 34% de brasileiros que já experimentaram o Pix parcelado, 70% deles afirmam que ainda preferem parcelar com o cartão de crédito em uma compra de valor elevado. Ainda, 24% dos consumidores não souberam responder se seus bancos oferecem essa modalidade, e 42% deles afirmaram ter o Pix Parcelado em suas contas, mas nunca o utilizaram.

“O consumidor nunca teve tantas opções disponíveis para efetuar pagamento. Em especial, o cartão tem evoluído e oferece diversos benefícios para o usuário, mas é importante que as instituições financeiras saibam comunicar isso, mantendo uma relação próxima ao cliente e compreendendo melhor suas necessidades e possibilidades. Na era da hiperpersonalização, o cartão é um agente ativo com potencial para gerar mais negócios”, afirmou Bruno Costa, Chief Product Officer da CSU Digital.

O benefícios dos cartões e o desconhecimento sobre fidelidade

Os benefícios são um grande atrativo dos cartões de crédito para os consumidores. Isenção de anuidade (57%), programas de pontos/milhas (49%), cashback (33%) e acesso a salas VIP (32%) são os mais desejados pelos brasileiros, segundo a pesquisa. Além disso, a segurança é um diferencial importante, com 69% dos entrevistados considerando o cartão de crédito como um meio de pagamento seguro ou muito seguro.

Uma característica que reforça a segurança do cartão para 49% dos respondentes é o chargeback (ou estorno), recurso que protege os consumidores de problemas com o pagamento, principalmente os realizados em meio digitais em que não há autenticação com senhas. Apesar disso, 59% dos respondentes não sabiam da existência da solução.

Oportunidades para todos os tipos de emissores

A pesquisa traz indicadores de como os emissores podem ser mais competitivos com uma revisão de suas estratégias e tecnologias para melhorar a segurança e personalização; além da coexistência de diferentes meios de pagamento. Uma instituição financeira já pode contar, por exemplo, com uma solução que detecta comportamentos que fujam do padrão de gastos de um cliente, com base em análise com inteligência artificial e perfil de risco por comportamento.

Com novas tecnologias, emissores e bancos podem pensar em oferecer uma gestão diferenciada de limites e benefícios de todos os cartões de um usuário, possibilitando ofertas mais personalizadas, conforme seu perfil. “Na era da hiperpersonalização, a inteligência artificial não apenas compreende os anseios dos clientes, mas modifica a forma como eles interagem com seus cartões. Ao mesmo tempo em que entrega uma experiência verdadeiramente individualizada – com recomendações personalizadas e comunicação sob medida –, a IA potencializa o negócio dos emissores, impulsionando engajamento, fidelização e rentabilidade”, finalizou Costa.

Metodologia

A pesquisa “Cartão no Brasil: personalização, segurança, fidelidade e jornada” foi realizada pela Opinion Box com mais de duas mil pessoas de todas as regiões do Brasil e diferentes faixas etárias e classes, em outubro de 2024.

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